blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023? Tudo o que você precisa saber antes de efetuar a compra

O Xbox 360 ainda é uma boa opção? Confira em detalhes a nossa experiência com o console.
vale a pena comprar um xbox 360 em 2023

O mercado de games está cada dia mais em alta no Brasil. Seja pelo âmbito profissional ou pelo âmbito do entretenimento, ter um console de games se tornou um desejo para muitas pessoas. Em meio aos consoles da nova geração como o Xbox Series e o PS5, muitos usuários buscam também opções mais em conta para não deixar de lado a sua jogatina. Em nosso e-mail, recebemos mensagens diárias de leitores perguntando se vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023 e quais são as melhores dicas para comprar um aparelho semi novo em boas condições. É isso que iremos explicar em detalhes como vem sendo a nossa experiência com o Xbox 360 em 2023.

Antes mesmo de nos aprofundarmos sobre as características do console em si, é importante entender sobre o avanço da procura por consoles mais antigos e como isso impacta diretamente na experiência do jogador. O Xbox 360 foi lançado em 2005, onde a era HD dava os primeiros passos no Brasil. De lá para cá, tivemos a consolidação do mercado audiovisual em alta definição, além da chegada do 4K e também do 8K. Explorar os games em uma resolução mais definida marcou a geração do Xbox 360, fazendo o console ser ainda uma referência nos dias atuais. Você pode entender melhor sobre o avanço das tecnologias HD, Full HD e 4K no artigo do Tecnoblog.

Além de ser um console mais acessível nos dias atuais e também pelo fato de entregar games em alta definição, outro ponto que merece destaque é a sua versatilidade e a cultura de colecionador que está em evidência no Brasil. Para os amantes de games, ter um console com mais de 18 anos de uso em perfeitas condições é sinônimo de relíquia e que vale a pena ser colocado na vitrine como um objeto a ser colecionável.

Independentemente dos objetivos, o Xbox 360 ainda pode ter muita lenha para queimar, e em nossos testes, podemos adiantar que o console ainda entrega diversão, porém, é importante considerarmos alguns fatores chave que iremos discutir ao longo deste artigo. Portanto, se você está curioso em saber se vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023, é importante ler cada tópico que iremos apresentar neste texto. 🙂

O marco do Xbox 360

vale a pena comprar um xbox 360 em 2023
Foto: Unsplash – Arturo Rey

Lançado em 2005 pela Microsoft, o Xbox 360 chegava para bater de frente com o também badalado console da Sony, o PlayStation 3. Foi nessa época que o mundo começou a ser dividido entre “Sonystas” (usuários que preferem o console da Sony) e “Caixistas” (usuários que tem uma preferência pela Microsoft).

Vale destacar que independentemente da escolha, ambos os consoles tiveram os seus pontos positivos e negativos, assim como qualquer aparelho eletrônico que se apresenta para o mundo. 

No Brasil, a chegada do Xbox 360 foi bastante positiva e conseguiu atingir uma boa gama da comunidade brasileira. Além de ser considerado um console potente para época, o Xbox 360 ficou conhecido também como uma plataforma de reprodução multimídia. Os conteúdos áudio e vídeo, como o DVD player, por exemplo, vivia momentos de ouro no país e além de consumir os jogos disponíveis, era possível acompanhar filmes e séries pelo seu leitor de DVD.

Além dos recursos multimídia que o console ofertava para a época, outro ponto bastante significativo foi a qualidade gráfica — sim, os gráficos despertaram os brilhos nos olhos gamers espalhados pelo mundo todo. O Xbox 360 foi considerado o primeiro console de grande sucesso a oferecer suporte nativo a resoluções de até 1080p, proporcionando gráficos notavelmente melhores do que seus predecessores.

O design do controle também despertava o interesse de boa parte dos amantes de vídeo games. O controle levou um tempo de estudos pela Microsoft e o seu projeto final agradou boa parte dos usuários. Ele foi amplamente elogiado pela comunidade gamer na época por sua ergonomia e conforto, estabelecendo um novo padrão para o que um controle de videogame poderia proporcionar.

Xbox Live e o avanço da internet no Brasil

Quando o assunto é jogar online, os consoles da nova geração e os computadores são lembrados facilmente pelos usuários mais modernos. Porém, você sabia que o Xbox Live foi um marco significativo para os jogos online que conhecemos hoje?

Em meados de 2005, a internet banda larga dava os primeiros passos em nosso país. Boa parte das residências ainda contemplavam a internet discada, uma vez que o custo da internet banda larga estava fora dos padrões econômicos da época.

Independentemente da tecnologia, o Xbox 360 teve como um dos seus pontos fortes, o início da Xbox Live. A Xbox Live permitiu que os jogadores se conectarem entre si em todo o mundo, jogassem online, compartilhassem conquistas e até mesmo comprassem jogos e conteúdo adicional diretamente pela internet. Atualmente, pensar neste serviço se tornou uma tarefa simples para qualquer console, porém, para a época, foi uma enorme revolução no mundo gamer. Este artigo do Segredos do Mundo explica a evolução do Xbox e também sobre o avanço da Xbox Live. 

Compreender se vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023, é compreender também os impactos da tecnologia e da internet banda larga no nosso dia a dia. Fazer essa reflexão é essencial para comprarmos qualquer tipo de equipamento. Afinal, é quase inviável nos comunicarmos sem ter internet. Entender sobre este avanço é compreender também sobre como as nossas principais rotinas são pautadas com o auxílio da internet.

Usabilidade do Xbox 360 em 2023

vale a pena comprar um xbox 360 em 2023
Foto: Unsplash – Nikhil Singh

Agora que você já está por dentro sobre o avanço da tecnologia e também da chegada do Xbox 360 em nosso país, é hora de conhecer como está a usabilidade do console em pleno 2023.

Adquirimos a pouco tempo um Xbox 360 para uso pessoal e consequentemente para fazer uma análise aqui para o nosso site. Podemos adiantar que para os usuários que não são exigentes com os recursos online, o Xbox 360 ainda tem uma lenha para queimar. Os gráficos são aceitáveis e dependendo do jogo, é possível explorar a resolução máxima que o console pode oferecer.

Vale destacar também que o console que testamos foi o modelo Elite. Existem outros modelos mais básicos no mercado e nem todos oferecem a saída HDMI. Por se tratar de um console com mais de 15 anos de uso, não podemos ser tão críticos quando o assunto é conectividade. Afinal, as imagens em alta definição e a tecnologia High Definition Multimidia Interface, dava os seus primeiros passos. Saiba mais sobre a conexão HDMI no artigo do site da TCL.

Utilizamos durante 15 dias seguidos o console como o nosso produtor de filmes principal e como console de jogos. Podemos dizer que ele irá atender muito bem as suas necessidades se você quer um dispositivo para assistir filmes e séries em DVD e também como um aparelho de entretenimento para jogar os games que marcaram época.

Se você está pensando em  presentear o seu filho, sobrinho, amigo ou qualquer outra pessoa, o Xbox 360 pode ser uma ideia interessante. Preparamos também alguns pontos que reforçam as principais características do aparelho em nossos testes:

  • Gráficos: Se você quer ter um console que oferece gráficos interessantes gastando pouco, o Xbox 360 pode ser uma boa alternativa. No modelo que temos aqui em nossa redação, pagamos o valor de R$700,00 com dois controles. É um preço consideravelmente interessante pelo o que o videogame ainda pode proporcionar. A qualidade visual fica ainda mais interessante quando utilizada em televisores de alta definição, o que acaba elevando a nossa experiência. Saiba mais sobre as resoluções Full HD e 4K nos televisores.

  • Biblioteca de jogos: A biblioteca de jogos disponíveis para o Xbox 360 é ainda bastante atrativa. Em nossos testes, exploramos alguns games clássicos do console, como: “Halo 3,” “Gears of War,” e “Forza Motorsport.” Para quem já sentiu vontade de jogar esses jogos em algum momento, a oportunidade é agora! Passamos algumas horas explorando esses games e o desempenho foi positivo se tratando de um console com quase duas décadas de uso.

  • Controle ergonômico: Como já dissemos na abertura deste artigo, o controle foi bastante aclamado no seu lançamento e até hoje ele não deixa a desejar. A gameplay é bastante produtiva e exalta a nossa experiência, tornando as sessões de jogo mais agradáveis e permitindo longas horas de jogo sem desconforto. E isso é sem dúvidas, uma das razões pelas quais muitos jogadores ainda preferem jogar no Xbox 360, mesmo após o lançamento de consoles mais recentes.

Se você busca explorar recursos online e uma maior conectividade no Xbox 360, é importante destacar que nem tudo são flores. Os serviços da Xbox Live serão encerrados em julho de 2024, porém, ainda será possível jogar os seus games favoritos. Portanto, se você está pensando em adquirir o Xbox 360 para mergulhar nos jogos online, talvez este console não seja a melhor opção para o momento. Entenda melhor sobre o encerramento da Xbox Live no Xbox 360 no artigo da Microsoft.

Acessórios e a versatilidade do Xbox 360

Os acessórios e a versatilidade podem ser um diferencial para os usuários que buscam compreender se vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023. E neste quesito, podemos reforçar que os acessórios disponíveis para este console ainda podem oferecer muita diversão e versatilidade durante a sua jogatina.

O aparelho que testamos veio acompanhado do Kinect! — e sim, o Kinect ainda proporciona recursos interessantes para o universo gamer. Esse sensor de movimento permite que os jogadores interajam com os jogos por meio de gestos e comandos de voz, proporcionando uma experiência de jogo única. Utilizamos em nossos testes alguns jogos arcade e o desempenho foi bastante significativo ainda em 2023. Saiba mais sobre as funcionalidades do Kinect no artigo do Canaltech.

Adquirimos também uma bateria recarregável para evitarmos os gastos contínuos com pilhas. Este acessório é um item essencial para quem busca adquirir um Xbox 360 em 2023. A bateria recarregável é importante pois você irá economizar dinheiro a longo prazo e é mais ecológico, eliminando a necessidade de descartar pilhas.

Se você ainda quer explorar a Xbox Live, mas está com dificuldades de conectar o console via cabo de rede, é possível se conectar com um adaptador wireless. Utilizamos o adaptador que já veio no console, porém, é possível encontrar facilmente pela internet. Este adaptador é interessante pois ele permite que você se conecte à Xbox Live sem a necessidade de fios, proporcionando maior flexibilidade na localização do seu console.

Como você pôde observar, o modelo de Xbox que adquiramos veio completo e funcionando perfeitamente. Vale sempre reforçar que este modelo não é fabricado mais e só é encontrado seminovo. Preparamos algumas dicas para você se atentar ao adquirir um Xbox 360. Vamos entender melhor?

Dicas para adquirir um Xbox 360 seminovo

Antes de comprar um Xbox 360 usado, é importante considerar alguns fatores chave que irão impactar diretamente a sua experiência com o console:

Condição: A condição é o primordial. É o que irá definir se ele está próprio ou não para uso. Portanto, certifique-se de que o console esteja em boas condições, sem danos físicos visíveis. Antes de adquirir o nosso Xbox 360 para uso e testes, fizemos pesquisas com diversos vendedores, até encontrarmos o modelo Elite em excelentes condições. 

  • Faça testes: Sempre teste o console e os acessórios antes de finalizar a compra, para garantir que tudo funcione corretamente. Os testes são elementos básicos para garantir que você não está comprando gato por lebre. #FicaaDica!

  • Histórico de uso: Pergunte ao vendedor sobre o histórico de uso do console, incluindo quantas horas ele foi jogado e se já passou por reparos. É importante que as manutenções preventivas tenham sido feitas para que você não tenha possíveis problemas no futuro como superaquecimento ou problemas no armazenamento do sistema.

  • Procedência do vendedor: Compre de fontes confiáveis, como lojas de videogames usados ou vendedores com boa reputação online. Desconfie sempre de quem oferece o console por um preço muito abaixo da média do mercado. 

Mas afinal, vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023?

vale a pena comprar um xbox 360 em 2023
Foto: Unsplash – Jose Castillo

Entender se vale a pena comprar um Xbox 360 em 2023, irá depender bastante das suas necessidades. Se você ainda não tem um console de alta definição ou está pensando em presentear alguém, o Xbox 360 pode ser sim uma solução interessante ainda em 2023. É importante fazer uma boa pesquisa antes e entender a real procedência do aparelho. Investir em um console com quase 20 anos de uso pode se tornar uma dor de cabeça caso a pesquisa seja feita de qualquer jeito.

Vale destacar também que os serviços da Xbox Live serão encerrados em 2024, ou seja, se você está pensando adquirir o console para jogar online, talvez essa não seja a melhor opção. Você terá pouco tempo para explorar os recursos multiplayer e o console ficará defasado para este seu objetivo. Para este cenário, talvez seja melhor pensar em um Xbox One ou no Xbox Series S. Confira o nosso artigo para entender se o Xbox Series S é bom.

De modo geral, se você está em busca de gráficos de última geração e títulos da atualidade, um console de última geração pode ser a escolha mais assertiva. Mas se você valoriza a nostalgia, os jogos clássicos e a oportunidade de explorar o legado do Xbox 360, este console ainda tem muito a oferecer. A integração com o Kinect, por exemplo, pode ser também um grande diferencial para o seu objetivo atual.

Independentemente da sua escolha, vale ressaltar que o Xbox 360 permanecerá como um ícone na história dos videogames e uma fonte de diversão para muitos jogadores por anos. Se você é um colecionador raíz e que busca encontrar consoles em perfeitas condições, a escolha por este console pode ser ainda mais notável.

Fique ligado em nosso blog para mais informações sobre jogos, consoles e tecnologia e marketing digital. Postamos conteúdos diariamente para que você possa elevar a sua produtividade de um jeito leve e interativo. Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. É simples e grátis. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais