blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Celular esquentando e descarregando rápido? Saiba como evitar possíveis problemas com o seu smartphone

Entenda os principais motivos do superaquecimento do seu celular e saiba como evitar este problema.
celular esquentando e descarregando rápido

Os aparelhos celulares se tornaram um item indispensável para as nossas principais tarefas do dia a dia. Ter um aparelho flexível e que atenda os nossos objetivos é fundamental para elevar a nossa produtividade. Porém, recebemos mensagens diárias sobre celular esquentando e descarregando rápido. Mas afinal, por quais motivos isso ocorre? É grave? É isso que iremos explicar ao longo deste artigo.

Com o avanço das novas tecnologias, os aplicativos para smartphones são como uma válvula de escape para muitos usuários. Seja para realizar tarefas básicas, ou para tarefas que exigem mais poder de processamento do aparelho, como programas de edição de vídeo ou jogos.

Vale sempre ressaltar que as principais fabricantes de smartphone ao redor do mundo, vem trabalhando continuamente para oferecer dispositivos mais flexíveis e que atendam uma maior gama de usuários. Como sabemos, as necessidades diferem de usuário para usuário, por isso, é sempre importante pesquisar um modelo de aparelho que possui um poder de processamento equivalente para as funções que você irá executar no dispositivo. De modo geral, não adianta comprar um aparelho com um processador de entrada, sendo que as suas principais tarefas irão exigir o máximo de recursos do smartphone.

Compreender este fator é um passo fundamental e que precisa ser colocado na balança antes de adquirir boa parte dos dispositivos eletrônicos. Fazer uma pesquisa mais aprofundada e coletar experiências de outros usuários, é também uma maneira interessante de fazer qualquer aquisição. Mas, afinal: celular esquentando e descarregando rápido é um sinal de alerta? Como a experiência do usuário impacta diretamente neste problema? É isso que iremos explicar da forma mais detalhada possível ao longo deste texto. Portanto, se você está enfrentando este tipo de problema, é interessante adotar boas práticas para prolongar a saúde do seu smartphone. 🙂

O papel do smartphone e a experiência do usuário

celular esquentando e descarregando rápido
Foto: Unsplash – Mia Baker

Os smartphones em si, deixaram de ser um mero dispositivo para fazer e receber chamadas. Os aplicativos estão cada vez mais em alta no nosso país. Há milhares de apps para diversas funcionalidades. Compreender e refletir sobre este atual cenário é uma etapa essencial para que as suas ações possam ser mais assertivas a médio e longo prazo.

Segundo um levantamento realizado pela FGVcia, e divulgado no portal do Poder 360, atualmente, o Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por pessoa. Este número é bastante expressivo, e exalta o papel dos smartphones dos dispositivos eletrônicos em geral no nosso dia a dia.

A experiência de nós usuários, também é outro ponto importante e que merece destaque. Por isso, antes mesmo de adquirir um smartphone ou fazer um upgrade no seu atual, é importante você se questionar se ele irá realmente atender às suas principais necessidades. Como já sabemos, os smartphones deixaram de ser apenas um mero dispositivo. Com o seu auxílio, é que geramos receita, entretenimento e também diversão. A experiência irá contar muito em diversas tarefas!

Ter um celular que funcione de maneira rápida e confiável é crucial para desfrutar de todos esses benefícios. Queremos que ao final deste texto, este quesito seja realmente importante para você e que também seja levado em consideração para qualquer outra tarefa que engloba tecnologia e experiência do usuário.

Celular esquentando e descarregando rápido é perigoso?

Esse é um dos tipos de perguntas que recebemos diariamente no Instagram. A resposta para esta dúvida está ligada diretamente em dois pilares: o que você está executando no aparelho e o poder de processamento que o seu dispositivo oferece.

Celular esquentando e descarregando rápido, em linhas gerais, está ligado diretamente nas suas tarefas. — Sim, o que você está executando no aparelho impacta diretamente na estabilidade do smartphone. A boa notícia é que existem alguns recursos que podem minimizar ou até mesmo sanar de uma vez este problema.

Se o seu aparelho está esquentando muito e de repente ele desliga, isso pode ser sim um sinal de alerta. Os fabricantes colocam um sistema de segurança para evitar problemas mais graves, por isso, o seu aparelho é desligado. Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, os smartphones são passíveis de sofrerem problemas, porém, o superaquecimento em tarefas mais simples, pode ser algum problema mais crônico e que merece uma atenção maior do usuário. Vamos entender um pouco melhor sobre os principais motivos deste problema?

Causas do superaquecimento e descarga rápida

celular esquentando e descarregando rápido
Foto: Unsplash – Nicolas Hirajeta

Aplicativos em segundo plano: Um dos grandes vilões do superaquecimento são os famosos apps em segundo plano. Se você não está habituado em fechar os aplicativos após o uso, saiba que eles continuam em execução e podem ocasionar travamentos, superaquecimento e reinicialização dependendo do seu modelo de aparelho. Os smartphones modernos, por exemplo, executam uma variedade de aplicativos em segundo plano, mesmo quando não estão em uso. Esses aplicativos podem consumir recursos, como CPU e RAM, que geram calor excessivo e consomem a bateria. Saiba mais sobre o papel da memória RAM em um smartphone no artigo do Techtudo.

  • Atualizações de sistema: Celular esquentando e descarregando rápido pode estar ligado também às atualizações do sistema. Embora as atualizações de software sejam essenciais para manter a segurança e o desempenho do dispositivo, às vezes elas podem introduzir bugs ou problemas de otimização que levam ao superaquecimento e à descarga rápida da bateria. Por isso, é sempre importante verificar os logs das atualizações enviadas pelo seu fabricante e conferir se elas oferecem alguma melhoria no quesito estabilidade.

  • Mau uso da bateria: Como sabemos, uma das principais causas para o celular esquentar e descarregar rapidamente é a forma como o usuário realiza as tarefas no smartphone. Práticas como descarregar completamente a bateria antes de carregar ou manter o dispositivo constantemente em carga máxima podem causar desgaste prematuro da bateria, resultando em problemas de aquecimento e redução da vida útil. Saiba que qualquer aparelho eletrônico tem a sua vida útil e que boas práticas ajudam a prolongar a sua durabilidade.

  • Aplicativos mal otimizados: Os aplicativos também fazem parte deste cenário! Aplicativos mal programados ou não otimizados podem sobrecarregar o processador do dispositivo, fazendo com que ele trabalhe mais do que o necessário e, consequentemente, superaqueça. Antes de sair baixando qualquer aplicativo na loja, é importante conferir as avaliações dos usuários, a compatibilidade com o seu modelo de aparelho e observar com qual frequência ele recebe atualizações para correções de bugs e otimizações.

  • Problemas de hardware: Em alguns casos, o superaquecimento pode ser causado por problemas de hardware, como um cooler interno danificado ou uma bateria defeituosa. Neste caso, o mais aconselhável é procurar a assistência técnica autorizada para uma análise mais profunda sobre os possíveis problemas. Procure a assistência autorizada mais próxima e explique em detalhes o que está ocorrendo com o seu aparelho e em quais situações ocorre o superaquecimento.

  • Brilho da tela: O brilho da tela também é um fator que eleva o aquecimento do seu aparelho. Reduza o brilho da tela quando não estiver sob luz direta do sol ou em ambientes muito claros. Telas brilhantes consomem mais energia e geram calor.

Lembre-se: o superaquecimento crônico e a descarga rápida podem reduzir a vida útil da bateria, exigindo substituições caras ou reparos. Por isso, é importante fazer sempre um diagnóstico precoce para evitar problemas maiores no futuro. Dependendo da sua marca e modelo de aparelho, o reparo de hardware como a bateria, por exemplo, pode ser considerado uma peça de alto custo.

Como apresentamos no início deste artigo, os smartphones em si, são capazes de deixar as nossas tarefas mais produtivas. Portanto, dispositivos superaquecidos podem ficar lentos e não responder aos comandos com a mesma eficiência. Este problema prejudica diretamente a produtividade, especialmente em situações de trabalho.

Como resolver os problemas de superaquecimento e descarga rápida?

Celular esquentando e descarregando rápido tem como resolver? A resposta é sim! Porém, não existe uma fórmula mágica que irá resolver imediatamente este problema. Os seus hábitos serão os principais norteadores para sanar ao longo do tempo este problema.

Para mitigar o superaquecimento e a descarga rápida da bateria, é importante seguir boas práticas, como fechar aplicativos em segundo plano, manter o sistema e os aplicativos atualizados e evitar o uso pesado e prolongado. Além disso, a manutenção adequada do hardware é essencial para garantir que o dispositivo funcione sem problemas.

Coloque as suas principais tarefas e o poder de processamento do seu aparelho na balança. Não adianta querer explorar tarefas mais pesadas sendo que o seu aparelho não foi preparado para este recurso. Se você utiliza o smartphone para jogos, por exemplo, vale a pena conferir o nosso artigo de melhores celulares custo benefício para jogos.

Ter esses entendimentos aqui abordados será um grande diferencial pensando a médio e longo prazo. Ao implementar medidas preventivas e soluções para problemas comuns, você pode garantir que seu celular esteja sempre pronto para atender às suas necessidades. É importante utilizar apenas aplicativos confiáveis e estejam disponíveis na loja oficial do Google Play ou Apple Store.

Se você ainda está com dúvidas e não sabe como resolver os problemas de superaquecimento no seu smartphone, deixamos como recomendação o vídeo do CanalJMS. Ele fornece também algumas dicas pontuais sobre este problema.

Dicas para prolongar a durabilidade da bateria

Ter boas práticas é o alicerce para que o seu smartphone possa ser sempre flexível nas suas principais tarefas. E para que tudo saia da melhor maneira possível, é importante também colocar em prática algumas ações pontuais para prolongar a durabilidade da bateria.

A capacidade reduzida da bateria resulta em uma descarga mais rápida, o que significa que você precisa recarregar o telefone com mais frequência. Quanto mais frequente for a carga da bateria, menos tempo ela irá durar. E isso não ocorre apenas com os smartphones em si, mas como qualquer outro equipamento movido a bateria. 

À medida que a bateria se degrada, o desempenho do dispositivo pode ser prejudicado, com aplicativos e funções operando de maneira mais lenta. Pensando nisso, preparamos também algumas dicas que você poderá adotar hoje mesmo para prolongar a saúde da bateria do seu aparelho:

  • Evite descarregar completamente: Evite descarregar a bateria até 0% com frequência. Recarregue o telefone quando a bateria estiver em torno de 20-30% para prolongar sua vida útil.

  • Evite temperaturas extremas: As temperaturas extremas precisam sempre de atenção! Mantenha o dispositivo longe de temperaturas muito altas ou muito baixas, pois isso pode danificar a durabilidade a curto prazo da bateria.

  • Use carregadores de qualidade: Este fator é crucial quando o assunto é durabilidade da bateria. Muitos usuários buscam carregadores com preço baixo e sem qualidade, o que acaba impactando diretamente no desempenho final da bateria. Portanto, é interessante que você utilize carregadores e cabos de qualidade, compatíveis com o seu dispositivo, para evitar danos à bateria.

  • Limite o uso de aplicativos pesados: Evite usar aplicativos que sobrecarregam o processador do dispositivo por longos períodos. Como já explicamos anteriormente, o seu dispositivo precisa de equilíbrio para executar tarefas mais complexas. Fique atento às especificações do seu aparelho e as recomendações do aplicativo a ser executado. 

Conclusão

celular esquentando e descarregando rápido
Foto: Unsplash – Mia Baker

Celular esquentando e descarregando rápido pode ser sim um problema sério. Porém, podemos concluir que boa parte deste fator, está ligado diretamente com a forma de utilizar o smartphone. Lembre-se: não adianta exigir o máximo de processamento se o seu aparelho não foi desenvolvido para esta finalidade. É sempre importante considerar as especificações do seu smartphone e do aplicativo a ser executado. #FicaaDica.

Ter bons hábitos é a chave para evitar possíveis problemas no seu aparelho. Portanto, é sempre interessante fechar aplicativos em segundo plano, manter seu sistema operacional e aplicativos atualizados e gerenciar sua bateria adequadamente. Além disso, evite condições ambientais extremas que possam afetar o desempenho do seu dispositivo. Se você notar qualquer anomalia no dispositivo, é interessante deixar ele desligado por um tempo e ligá-lo posteriormente.

Ao cuidar de seu celular e manter a bateria em boas condições, você prolonga a vida útil do aparelho e garante que ele esteja sempre pronto para atender às suas necessidades. Afinal, a experiência do usuário e a versatilidade dos dispositivos móveis são essenciais para que as tarefas sejam executadas de maneira assertiva.

Se o seu aparelho não parar de superaquecer mesmo seguindo as dicas mencionadas neste artigo, possivelmente o problema seja mais grave e está afetando diretamente o hardware. Neste caso, é recomendado consultar a assistência técnica autorizada para que eles possam verificar em detalhes o que está ocorrendo.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog para obter mais dicas sobre tecnologia, marketing digital e dispositivos móveis. Diariamente, postamos conteúdos para que você possa elevar a sua produtividade. Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos informativos diretamente no seu e-mail. É simples, rápido e gratuito. Fique sempre ligado no que há de melhor e mais moderno no mundo da tecnologia e do marketing digital. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais