blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Como deixar o celular mais rápido? 10 dicas práticas para potencializar o desempenho do seu aparelho

Descubra quais caminhos você deve seguir para melhorar a performance do seu smartphone.
como deixar o celular mais rápido

Usar um aparelho celular rápido é essencial nos dias atuais. Afinal, vivemos um momento onde tudo é para ontem, não é mesmo? Em meio a esta realidade, muitos leitores nos enviam mensagens pelo Facebook perguntando como deixar o celular mais rápido e por quais motivos o celular perde desempenho com o passar do tempo.

A verdade é que não existe uma única resposta para esta dúvida que é bastante recorrente nos principais fóruns de discussão presentes neste vasto mundo da internet. Porém, podemos adiantar que boas práticas serão o principal divisor de águas. — Sim, isso mesmo! Ter boas práticas é um elemento fundamental para explorar os principais recursos que o seu smartphone pode oferecer.

Outro fator que impacta diretamente na performance do aparelho ao longo do tempo, são as manutenções preventivas. Se você está habituado em apenas utilizar o aparelho e não tomar cuidados básicos como o uso excessivo do processador, por exemplo, o desempenho pode ficar bastante limitado até nas tarefas mais básicas, como receber e fazer chamadas.

Mas afinal, como deixar o celular mais rápido? Quais são os caminhos mais assertivos a serem seguidos? É isso que iremos explicar com o máximo de detalhes possível. Portanto, se você tem um smartphone que ele não está te respondendo como deveria, é importante considerar cada tópico que iremos abordar neste texto.

A importância de criar bons hábitos

Como já foi apresentado no começo deste artigo, ter bons hábitos é a chave para que o seu celular não perca performance ao longo do tempo. Muitos usuários de aparelhos Android, por exemplo, se questionam com o desempenho que chega a ser pífio após pelo menos cinco anos de uso. De modo geral, é normal ter uma queda de rendimento, principalmente da bateria. Porém, as questões do sistema em si, podem ter um desempenho significativo a longo prazo, desde que você esteja habituado a seguir boas práticas ao utilizar o seu aparelho.

Pode parecer algo simples, porém, o tempo de uso é o que impacta diretamente na queda de performance de um aparelho. Sabemos que o celular tornou-se uma referência para estudar, se divertir ou trabalhar, porém, é importante ter um controle mais preciso da forma e da frequência que você utiliza o equipamento. É importante criar hábitos como definir horários para verificar e-mails, mensagens e se divertir. Ao estabelecer um hábito mais certeiro das suas necessidades, o aparelho ganhará mais eficiência e produtividade.

Não podemos deixar de destacar que a organização é outro fator crucial para potencializar o desempenho do seu aparelho. Quando tudo está devidamente organizado, o processo para encontrar os aplicativos, arquivos, imagens e vídeos, por exemplo, se torna mais prático e minimiza os impactos no processador do aparelho. Criar hábitos de organização é fundamental para diversas tarefas, seja ela corporativa, educacional ou até mesmo para quem utiliza o smartphone como passa tempo. Neste artigo, você entenderá melhor sobre o uso de aplicativo para organizar o celular.

Diariamente, recebemos também mensagens de leitores questionando o espaço limitado do seu smartphone. É comum ter problemas de espaço em algumas situações, porém, ao perguntar sobre quais motivos isso ocorre, reparamos que 90% dos casos era falta de ações básicas. Ou seja, à medida que você utiliza seu celular, acumulam-se dados indesejados, como cache e arquivos temporários. Realizar limpezas regulares ajuda a manter o desempenho do dispositivo. Entenda mais sobre o que são caches no smartphone no artigo do Tecnoblog.

Os aplicativos ociosos são também um grande vilão. É quase impossível pensar nas soluções de como deixar o celular mais rápido, sem antes passar no quesito aplicativos. Podemos entender que deixar aplicativos em segundo plano pode sobrecarregar a memória do dispositivo e afetar diretamente o seu desempenho. Portanto, é extremamente recomendado fechar aplicativos não utilizados. 

Como deixar o celular mais rápido? 10 dicas práticas!

como deixar o celular mais rápido
Foto: Unsplash – NordWood Themes

Como vimos, ter bons hábitos é essencial para prolongar a performance do seu dispositivo. Porém, é importante seguir algumas recomendações extras para evitar possíveis problemas no futuro. Preparamos dez dicas essenciais sobre como deixar o celular mais rápido! Vamos entender um pouco melhor sobre cada uma delas?

  1. Aplicativos não utilizados: Os aplicativos não utilizados podem ser um vilão, ainda mais se você tiver um celular de entrada que não possui um processamento intermediário, por exemplo. À medida que instalamos e desinstalamos aplicativos, nosso dispositivo pode acumular uma série de programas não utilizados que consomem recursos. Removê-los libera espaço de armazenamento e melhora o desempenho.

  2. Limpeza de cache: O cache é um armazenamento temporário de dados utilizados por aplicativos. Como já citamos anteriormente, limpar o cache regularmente remove arquivos obsoletos, o que acelera a execução de aplicativos e a navegação na web. É uma prática que muitos deixam de fora, mas é uma das mais eficazes para prolongar a performance de um smartphone.

  3. Efeitos visuais: Os efeitos visuais, como um brilho mais intenso e a quantidade de quadros por segundo, são alguns dos exemplos mais clássicos que podem impactar diretamente no desempenho de um aparelho. Portanto, é importante também desativar ou reduzir os efeitos visuais, como transições e animações, pode acelerar a resposta do sistema, tornando o uso mais ágil. Entenda melhor o que é FPS no artigo do Techtudo.

  4. Otimização da tela inicial: Organizar a tela inicial e reduzir a quantidade de widgets e atalhos pode acelerar a inicialização do dispositivo e melhorar a eficiência. É outro recurso que é deixado de lado por diversos usuários, mas que impactam diretamente no desempenho a médio e longo prazo do seu aparelho.

  5. Modos de desempenho: Alguns dispositivos oferecem modos de desempenho que aumentam o poder de processamento do aparelho, especialmente em tarefas mais exigentes. Cada aparelho oferece um modo de desempenho de acordo com as necessidades do fabricante. É importante explorar os menus e ver quais são os recursos ao aplicar o modo desempenho. De qualquer forma, este recurso pode ser uma solução inteligente.

  6. Aplicativos otimizados: Optar por versões mais leves de aplicativos populares ou alternativas mais eficientes pode melhorar o desempenho em dispositivos com recursos limitados. Lembre-se de verificar as especificações dos aplicativos antes mesmo de efetuar o download. Bons hábitos sempre!

  7. Navegador mais leve: Se você usa o navegador com frequência, opte por navegadores mais leves, como o Firefox Focus, que é projetado para velocidade e privacidade. Essa recomendação é interessante também para usuários que possuem modelos de smartphone mais básicos e de entrada.

  8. Desative animações: Reduza ou desative completamente as animações do sistema, como transições entre aplicativos e janelas, para tornar a navegação mais rápida. Essa prática pode ser feita diretamente nas configurações de desenvolvedor.

  9. Reinicialização: Se o seu celular estiver muito lento e nenhum dos métodos acima funcionar, pode ser útil fazer uma reinicialização completa de fábrica. Certifique-se de fazer backup dos seus dados antes de fazer isso, pois você perderá todas as informações. Saiba mais sobre o processo de backup e como fazer de um aparelho para outro.

  10. Espaço disponível: Manter um espaço de armazenamento adequado no seu dispositivo é fundamental para qualquer atividade que você irá executar no dispositivo. Portanto, garanta que você tenha espaço suficiente para operar todas as funcionalidades sem problemas. Se o espaço estiver baixo, considere transferir arquivos para um cartão de memória ou serviços de armazenamento em nuvem.

Como vimos, os hábitos do usuário impactam diretamente na performance do dispositivo. Não há uma resposta pronta sobre como deixar o celular mais rápido, mas com as dicas mencionadas acima, você terá resultados satisfatórios em diversas marcas e modelos de smartphone. Além disso, é importante considerar algumas medidas de segurança para elevar a sua produtividade. Vamos entender melhor sobre este fator que é também importante?

A importância das medidas de segurança e prevenção

como deixar o celular mais rápido
Foto: Unsplash – Freestocks

Além de se questionar sobre como deixar o celular mais rápido, é importante adotar algumas medidas de segurança e prevenção para não ocorrer problemas mais sérios no futuro. Afinal, não adianta nada ter um smartphone rápido, mas vulnerável a possíveis invasões e vazamentos de informação, não é mesmo?

A segurança de dados é um tema que vem ganhando força no Brasil ao longo dos últimos anos. Ter um dispositivo devidamente protegido é essencial para evitar problemas mais sérios, como o vazamento de dados sensíveis.

Em meio a este cenário, é importante ativar medidas de segurança, como senhas ou autenticação biométrica. Este recurso ajuda a proteger seus dados em caso de roubo ou perda do aparelho. Além disso, o rastreamento do dispositivo (através de aplicativos ou recursos do sistema operacional) pode auxiliar na recuperação do celular.

Outro hábito que é preciso ganhar popularidade é a criação de senhas fortes. — Sim, isso pode parecer chato e de difícil memorização, mas é com senhas fortes que evitamos possíveis problemas futuros. Ao utilizar senhas fortes, você impede o acesso não autorizado ao seu celular, bem como a aplicativos e informações sensíveis. Saiba mais sobre como criar senhas seguras no artigo do Tecmundo.

Ter um bom antivírus também é um elemento chave para potencializar a segurança e também a performance ao longo do tempo do seu smartphone. Os antivírus ajudam a identificar e remover programas maliciosos que podem comprometer a segurança do seu dispositivo e dados pessoais. Assim como nos computadores, os antivírus precisam de atenção e ser aplicados recorrentemente no seu aparelho móvel.

Desconfie sempre! É isso mesmo! Não saia clicando em tudo que você abre pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer outro programa. Além disso, é importante instalar apenas aplicativos de fontes confiáveis (lojas de aplicativos oficiais). Essa prática reduz o risco de instalar aplicativos maliciosos. #FicaaDica.

As vantagens de um celular rápido e responsivo

Como vimos até aqui, existe sim uma tarefa a ser seguida para que o seu smartphone possa ganhar produtividade em diversas situações do seu dia a dia. No final de tudo isso, o seu aparelho terá mais flexibilidade. Confira as principais vantagens de ter um celular rápido e responsivo:

  • Produtividade: Um celular rápido permite que você realize tarefas com eficiência, economizando tempo e evitando frustrações.

  • Entretenimento: Ao assistir a vídeos, jogar ou navegar na web, um celular lento pode arruinar a diversão e a imersão.

  • Experiência do usuário: A capacidade de resposta do seu celular afeta diretamente sua experiência, tornando-a mais agradável ou irritante.

  • Eficiência energética: Dispositivos mais lentos tendem a consumir mais energia, diminuindo a vida útil da bateria. Neste artigo, abordamos os principais motivos do celular esquentando e descarregando rápido, vale a pena conferir!

  • Longevidade do aparelho: Manter seu celular rápido também pode ajudar a prolongar sua vida útil, poupando-o do desgaste causado por sobrecarga de trabalho.

Ao seguir à risca as dicas aqui apresentadas, pode ter certeza que o seu aparelho ganhará mais produtividade e consequentemente, uma melhor experiência a você, usuário. Portanto, não fique criando obstáculos. Faça acontecer! Crie bons hábitos e preza pelo o seu investimento. Afinal, ninguém merece pagar caro em um aparelho e perceber a sua queda de desempenho em um curto espaço de tempo.

Conclusão

como deixar o celular mais rápido
Foto: Unsplash – Camilo Jimenez

Como vimos neste artigo, não existe uma fórmula pronta sobre como deixar o celular mais rápido. Porém, podemos entender que ao criar bons hábitos já será meio caminho andado para possíveis problemas de performance. Portanto, além de seguir as dicas práticas, é sempre importante considerar os seus hábitos como um influenciador central no desempenho do seu aparelho.

As medidas de segurança também não podem ficar de fora. A LGPD está em vigor no Brasil e seguir as recomendações de segurança são fundamentais para evitar possíveis problemas no futuro. A performance do seu aparelho precisa estar ligada diretamente a dois pontos: experiência do usuário e segurança. Quanto mais alinhado estiver, mais produtividade e desempenho você terá.

Lembre-se também que um celular bem cuidado não apenas economiza tempo, mas também prolonga a vida útil do dispositivo, economizando dinheiro a longo prazo. Ao seguir as melhores práticas mencionadas neste artigo, você poderá desfrutar de um celular rápido e eficiente, tornando suas tarefas diárias mais agradáveis e produtivas.

Se você deseja obter mais dicas e informações relacionadas à tecnologia e marketing digital, não deixe de seguir nosso blog para estar sempre atualizado com as últimas novidades e tendências. Diariamente, postamos conteúdos para elevar a sua produtividade! Assine a nossa Newsletter e receba novos artigos diretamente pela sua caixa de e-mail. É simples e gratuito. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais