blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Como proteger a conta do Instagram? 10 dicas práticas para evitar possíveis problemas

Saiba como deixar a sua conta do Instagram segura. Dicas práticas e que podem ser adotadas de forma habitual para qualquer outro aplicativo.
como proteger a conta do instagram

Como proteger a conta do Instagram de possíveis hackers? Afinal, estamos vivendo um mundo cada vez mais digital e consequentemente, estamos expostos a possíveis problemas. A boa notícia é que com boas práticas de segurança, podemos deixar os nossos aplicativos mais seguros.

O Instagram é sem dúvidas uma das redes sociais com mais engajamento no Brasil e no mundo. Aqui em nosso país, por exemplo, ele é uma das redes sociais mais utilizadas. De acordo com pesquisa recente realizada pela Comscore e divulgada na Forbes, a plataforma é responsável pelo destino de 14 horas mensais dos brasileiros. Este número é bastante expressivo e reforça a popularidade do Instagram no dia a dia da população.

Vale sempre destacar também que há anos o Instagram deixou de ser apenas uma simples rede social de compartilhamento de fotos. Com recursos direcionados também para as empresas, a ferramenta se tornou o carro chefe de muitos empreendedores que enxergam os canais digitais como a solução primária para vender produtos ou serviços.

Em meio a esta popularidade do aplicativo, a segurança também precisa ser levada em consideração. Provavelmente você já deve ter conhecido alguém que já teve problemas com contas hackeadas ou até mesmo relatos de vazamentos de dados. Por isso, muitos usuários começaram a se questionar sobre como proteger a conta do Instagram e evitar possíveis problemas. Pensando neste atual cenário, iremos discutir sobre como você pode deixar o seu Insta mais seguro por meio de boas práticas que devem ser também habituais para qualquer outro aplicativo

O atual cenário do Instagram

Para que você possa compreender melhor sobre como proteger a conta do Instagram, é importante contextualizarmos sobre o atual cenário do aplicativo e como ele está impactando a rotina de boa parte da população brasileira. 

Nas últimas décadas, as redes sociais se tornaram uma parte essencial da vida moderna. Entre elas, o Instagram se destacou como uma plataforma extremamente popular, especialmente no Brasil, onde se tornou uma das redes mais queridas pelos usuários. 

Com seu foco em compartilhamento de fotos, vídeos e soluções também para as empresas, o Instagram conquistou o coração dos brasileiros, transformando-se em uma janela para expressão, conexão e, mais recentemente, oportunidades de negócios.

Nos últimos anos, por exemplo, a plataforma ganhou recursos direcionados para as empresas. Podemos considerar este avanço durante a pandemia da Covid-19, que naquela época muitas empresas de diferentes tamanhos começaram a buscar soluções para continuar vendendo os seus produtos ou serviços. O Instagram Shopping, por exemplo, teve um crescimento significativo e agradou boa parte dos empreendedores. Este artigo da Resultados Digitais, contextualiza ainda mais sobre a relevância do Instagram Shopping e o papel do Insta para as empresas.

Podemos colocar em pauta também os recursos recursos como a criação de perfis comerciais, anúncios direcionados e links para compras, onde as empresas também podem promover seus produtos e serviços de forma direta e envolvente. Este avanço se caracteriza também pela popularidade dos anúncios patrocinados que tiveram um crescimento significativo no país.

A tecnologia e a segurança dos dados

como proteger a conta do instagram
Foto: Unsplsash – Maddi Bazzocco

A rápida evolução tecnológica nas últimas décadas desempenhou um papel fundamental na transformação das redes sociais, e o Instagram é um exemplo brilhante desse processo. À medida que a tecnologia avançou e a conectividade global se expandiu, as redes sociais evoluíram de maneira impressionante, moldando a maneira como as pessoas interagem, se comunicam e compartilham informações.

No início dos anos 2000, as redes sociais eram uma novidade. Plataformas como o Friendster e o MySpace introduziram a ideia de criar perfis online e conectar-se com amigos e conhecidos virtualmente. No entanto, essas plataformas iniciais eram muitas vezes desorganizadas, limitadas em recursos e, em alguns casos, enfrentavam problemas de segurança. Relembre sobre o Myspace no artigo do Google Discovery.

Com o avanço da tecnologia móvel e o surgimento dos smartphones, as redes sociais começaram a ganhar uma nova dimensão. A capacidade de acessar a internet em qualquer lugar e a qualquer momento impulsionou o uso das redes sociais de maneira exponencial. A ascensão do Facebook, por exemplo, trouxe uma abordagem mais centrada no compartilhamento de conteúdo e na conexão entre amigos.

No entanto, foi com o lançamento do Instagram, em 2010, que a evolução das redes sociais atingiu um novo patamar. O Instagram capitalizou a crescente importância da mídia visual e da experiência do usuário móvel. 

Como qualquer outro aplicativo, o Instagram é norteado pela tecnologia. Compreender a relevância da tecnologia é outro fator crucial para que você possa compreender melhor sobre como proteger a conta do Instagram. Afinal, são por boas práticas que conseguimos tornar os nossos aplicativos mais seguros.

É importante entender também que só pelo simples fato de estarmos conectados à internet, já estamos expostos a possíveis fraudes e vazamentos de dados. Afinal, a rede de computadores ainda não é 100% segura. Portanto, é fundamental adotarmos algumas medidas para que não tenhamos possíveis dores de cabeça.

Em meio a este cenário de segurança de dados, podemos destacar também a Lei Geral de Proteção de Dados que está em vigor no Brasil. Esta lei tem como propósito deixar os nossos dados mais seguros. Entender sobre a LGPD que entrou em vigor em 2018, é um ponto essencial para que você possa exercer os seus direitos em caso de possíveis vazamentos de dados. Saiba mais sobre a LGPD no artigo do portal Hoje em Dia.

Ter bons hábitos é também uma arma poderosa para deixar o seu Instagram ou qualquer outro aplicativo mais seguro. Por isso, é sempre importante ter em mente que não existe uma receita pronta que irá elevar a segurança do seu Instagram do dia para a noite. Boa parte da segurança dos aplicativos partem do próprio usuário. Pensando nisso, preparamos 10 dicas essenciais sobre como proteger a conta do Instagram. Vamos entender melhor sobre cada uma delas?

Como proteger a conta do Instagram?

como proteger a conta do instagram
Foto: Unsplash – Souvik Banerjee

Agora que você já está por dentro sobre o avanço da LGPD e da tecnologia no Brasil, é hora de ficar por dentro de 10 dicas práticas sobre como proteger a conta do Instagram. Adotar as práticas mencionadas neste artigo é um ponto essencial e que pode se tornar habitual para as suas demais tarefas. 

  1. Crie uma senha forte e única: Comece pelo básico: sua senha. Opte por uma combinação complexa de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar informações pessoais previsíveis, como datas de aniversário ou nomes de familiares, pois essas informações podem ser facilmente acessadas. Este artigo da Kaspersky explica detalhadamente sobre a importância de criar senhas fortes.

  2. Autenticação de dois fatores (2FA): A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de segurança que exige uma segunda forma de verificação além da senha. Isso pode ser um código enviado para o seu telefone ou um aplicativo de autenticação.

  3. Verifique os dispositivos conectados: Periodicamente, verifique quais dispositivos estão atualmente conectados à sua conta. Se você identificar algum dispositivo desconhecido, desconecte-o imediatamente.

  4. Evite clicar em links suspeitos: Muitos ataques cibernéticos começam com links maliciosos enviados por e-mail ou mensagem direta. Evite clicar em links de fontes não confiáveis ou que pareçam suspeitos.

  5. Mantenha o aplicativo atualizado: Atualizações de aplicativos frequentes incluem correções de segurança para vulnerabilidades conhecidas. Mantenha o Instagram sempre atualizado para se beneficiar dessas melhorias.

  6. Limite informações pessoais no perfil: Não divulgue informações pessoais sensíveis, como números de telefone, endereço residencial ou informações de identificação, diretamente no perfil.

  7. Use contas privadas: Opte por tornar sua conta privada, o que significa que apenas as pessoas aprovadas por você podem ver suas postagens e seguir você. Isso limita sua exposição a desconhecidos.

  8. Desconfie de solicitações estranhas: Se alguém solicitar dinheiro, informações pessoais ou qualquer tipo de favor suspeito por meio do Instagram, mantenha a cautela. Verifique a autenticidade da solicitação antes de agir.

  9. Revise e ajuste as configurações de privacidade: Regularmente, revise as configurações de privacidade da sua conta. Você pode controlar quem pode ver suas postagens, quem pode enviar mensagens diretas e outras opções relacionadas.

  10. Faça backups regulares: Mantenha cópias de segurança de suas fotos e vídeos importantes. Se você perder o acesso à sua conta, pelo menos terá uma cópia do seu conteúdo.

Mesclar cada uma das dicas acima é uma etapa fundamental para tornar a sua conta do Instagram mais segura. O grande equívoco de muitos usuários no Brasil, é ainda criar em qualquer link. Checar a veracidade da fonte do link e até mesmo quem está enviando, é um passo fundamental e que evita possíveis dores de cabeça com vazamento de dados e hackeamento. Além disso, fazer backups regulares é outro passo fundamental. Vamos entender melhor sobre isso?

A importância dos backups e das atualizações periódicas

Além de proteger sua conta nas redes sociais, é vital também cuidar da segurança geral do seu dispositivo. Fazer backups regulares dos seus dados em um serviço de armazenamento em nuvem confiável ajuda a minimizar a perda de informações em caso de roubo, perda ou danos ao dispositivo.

Para muitos, o backup é lento e sem utilidade alguma. Porém, tudo é questão de hábito! Criar hábitos direcionados para a segurança do seu smartphone é uma etapa essencial para evitar problemas futuros. A grande vantagem do backup é a possibilidade de restaurar rapidamente o seu smartphone para um ponto anterior do devido problema. Saiba mais sobre como fazer backup no seu aparelho.

Manter o seu smartphone atualizado com as últimas atualizações enviadas pelo fabricante é igualmente importante, pois essas atualizações contêm correções de segurança que protegem o sistema operacional contra ameaças conhecidas.

Além dos backups e das atualizações periódicas enviadas pelo fabricante do seu smartphone, é interessante você adotar práticas de seguranças adicionais para evitar possíveis clonagens. Ou seja, não fique apenas se questionando sobre como proteger a conta do Instagram. É fundamental que você esteja por dentro da importância da segurança de dados e também das melhores formas de prevenção. Entenda como deixar o seu smartphone mais seguro.

Lembre-se: não existe uma receita pronta para tornar o seu Instagram mais seguro. Criar bons hábitos de segurança costuma ser a melhor forma de deixar os seus aplicativos precavidos de possíveis problemas. Desconfie sempre de promessas milagrosas e mantenha o seu dispositivo atualizado com a última versão do firmware. Essas ações costumam ser bastante positivas quando o assunto é segurança do aplicativo e do dispositivo.

Conclusão

como proteger a conta do instagram
Foto: Unsplash – Claudio Schwarz

A evolução das redes sociais, exemplificada pelo sucesso fenomenal do Instagram, é uma demonstração vívida de como os avanços tecnológicos moldam nosso mundo digital. Atualmente, a plataforma se tornou uma ferramenta de trabalho para muitos empreendedores e profissionais liberais. Portanto, a segurança dos dados é uma tarefa crucial.

Proteger sua conta do Instagram é mais do que apenas uma precaução; é uma parte essencial da sua vida digital. A implementação dessas 10 dicas apresentadas neste artigo serão essenciais para ajudá-lo a manter seu perfil seguro, minimizando as chances de comprometimento e mantendo suas informações pessoais fora do alcance de cibercriminosos.

Desconfie! A desconfiança também é um passo sempre importante quando o assunto é segurança. Desconfie sempre de links duvidosos ou de promessas mirabolantes. Faça questionamentos antes de clicar em qualquer material envolvido. Afinal, é a segurança da sua conta que estará em jogo e não existe ainda uma fórmula pronta sobre como proteger a conta do Instagram. A maior parte da segurança faz parte das suas ações.

Podemos concluir também que a segurança é uma jornada contínua, e dedicar tempo para entender e aplicar essas medidas pode garantir uma experiência online positiva e livre de riscos. Siga essas dicas para proteger sua presença no Instagram e aproveitar ao máximo essa plataforma popular sem comprometer sua segurança.

Curioso por mais dicas sobre segurança de aplicativos e como maximizar sua experiência nas redes sociais? Acompanhe o nosso blog! Postamos conteúdos diários para que você possa ficar por dentro sobre o que há de melhor no mundo da tecnologia e do marketing digital. Dicas e soluções práticas para que você possa ter a melhor experiência possível no mercado digital. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais