Por: Carina Assis Digitalmente Tech

Conheça em detalhes as principais características do sistema operacional Linux

Você já pensou em utilizar o sistema operacional Linux? Entenda em detalhes as principais funcionalidades deste sistema de código aberto que é explorado por grandes empresas.

Linux

Seta

A história do sistema operacional Linux remonta ao início dos anos 90, quando um estudante finlandês, Linus Torvalds, se propôs a criar um sistema operacional.

História

Em 1991, Linus Torvalds desenvolveu o kernel Linux, sistema operacional, que é o núcleo do software responsável por gerenciar recursos do hardware, como memória, processos e dispositivos.

Lançamento

Código aberto

Uma das principais vantagens do Linux é o seu código aberto. Ou seja, isso acaba permitindo que seu código-fonte seja acessível e modificável por qualquer pessoa.

O sistema Linux foi criado e continua a ser desenvolvido por uma comunidade global de programadores, entusiastas e empresas, que contribuem com ideias, correções e melhorias.

Comunidade

Devido à natureza de código aberto e à contribuição de uma vasta comunidade de desenvolvedores, o Linux é menos suscetível a ameaças de segurança.

Estabilidade e segurança

Distribuições

Há uma ampla gama de distribuições do Linux adaptadas para diferentes propósitos, oferecendo opções para usuários de diferentes níveis de habilidade e preferências.

Ubuntu

O Ubuntu é uma das distribuições mais conhecidas e amplamente utilizadas do Linux. É reconhecido por sua facilidade de uso, instalação simplificada e uma vasta comunidade de suporte.

O Debian é conhecido por sua estabilidade, confiabilidade e foco no software livre. Ele serve como a base para muitas outras distribuições do Linux e é amplamente utilizado em servidores.

Debian

Para aqueles que desejam explorar e aprender mais sobre sistemas operacionais, o Linux oferece uma vasta gama de opções para personalização e aprendizado.

Quando usar?

Empresas e servidores

Devido à sua estabilidade e ao fato de ser de código aberto (o que reduz os custos de licenciamento), o Linux é uma escolha popular para servidores empresariais.

Segurança

A arquitetura do Linux é conhecida por sua segurança e estabilidade, o que atrai usuários que valorizam a privacidade e buscam proteção contra ameaças cibernéticas.

Quer saber mais sobre como funciona o sistema Linux? Clique em saiba mais e confira o nosso artigo completo.

Siga-nos