blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Computador para comércio: 10 itens essenciais que você deve considerar antes de comprar um PC para o seu estabelecimento

Tudo o que você precisa saber para escolher um PC rápido, responsivo e flexível para o seu comércio.
computador para comércio

Como escolher um computador para comércio? Essa é uma das dúvidas que recebemos diariamente. Já adiantamos que não existe uma resposta pronta para este tipo de pergunta, pois, existem diferentes propostas dentro de um estabelecimento. Porém, é importante se atentar aos 10 itens que preparamos ao longo deste artigo.

Empreender é um enorme desafio para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande. E para que os resultados se tornem efetivos, é importante atrelar a tecnologia com o seu modelo de negócio. Ter um computador rápido e que atenda definitivamente as suas propostas, é fundamental para que o seu empreendimento ganhe notoriedade e flexibilidade.

Muitos usuários que estão dando os primeiros passos agora no mercado e enxergam o comércio local como uma vitrine de oportunidades, ficam perdidos sobre qual modelo de computador comprar. Assim como qualquer outro produto tecnológico, a área que engloba os computadores em si, é muito vasta. Portanto, não existe uma marca certa ou errada. O que irá definir basicamente será as suas tarefas e quanto de verba você tem disponível para investir em um PC.

Em meio a este cenário, preparamos este artigo que irá te ajudar a entender melhor sobre o que levar em consideração na hora de definir um computador para o seu comércio. É importante seguir cada tópico abordado para que você possa ser mais crítico na hora de fazer a escolha. Vamos entender um pouco melhor sobre isso?

A importância de escolher um computador rápido e flexível

computador para comércio
Foto: Unsplash – NordWood Themes

Sabemos que o orçamento é um norteador chave para muitos empreendedores. Porém, na hora de escolher um computador para comércio, não é ideal levar apenas o orçamento em consideração. Ter uma máquina rápida e flexível permitirá mais fluidez nas principais operações e consequentemente mais lucro a médio e longo prazo.

Em um mundo cada vez mais competitivo, alinhar a produção com a tecnologia vigente, é um passo crucial para se destacar no mercado. Um dos grandes aliados para este crescimento, é sem dúvidas o computador. Fazer a famosa pechincha, é interessante, é importante para qualquer negócio, porém, um dos pilares para que o seu negócio possa ganhar produtividade, é ter um PC rápido e que entregue de fato aquilo que você está procurando.

Vale destacar que um computador rápido, é sinônimo também de um melhor atendimento ao cliente. — Sim, é de suma importância considerar a sua clientela como um fator determinante em qualquer investimento para o seu negócio. Um computador ágil possibilita respostas rápidas a consultas de clientes, pedidos online e suporte técnico, resultando em clientes mais satisfeitos e leais. O contrário, ou seja, um sistema lento que gera demoras no atendimento, pode levar à insatisfação dos clientes e até à perda de negócios.

Em nosso site, reforçamos de forma intensiva sobre a experiência do cliente. Afinal, é quase impossível uma marca se manter no mercado sem ter uma satisfação adequada do seu público. Saiba mais sobre a importância da experiência do cliente no artigo do Salesforce.

O processamento de dados é outro fator crucial e que precisa ser levado em consideração na hora de escolher um computador para comércio. O processamento envolve tarefas como controle de estoque, gestão financeira e análise de dados de vendas. Um computador rápido irá lidar com grandes volumes de informações de forma eficiente, permitindo que os gestores tomem decisões mais informadas e baseadas em dados em tempo real. 

A confiabilidade do seu negócio está sempre em jogo. Isso é inevitável para qualquer marca que está no campo de batalha. E visando a confiabilidade, o computador precisa ser o mais flexível possível para manter o seu empreendimento como uma referência. Não adianta nada ter um computador rápido, mas que frequentemente apresenta problemas técnicos. Isso impacta diretamente na continuidade dos negócios. Por isso, é essencial investir em um computador rápido e confiável para manter as operações comerciais em andamento sem interrupções indesejadas.

Computador para comércio: 10 itens essenciais que você precisa levar em consideração

computador para comércio
Foto: Unsplash – Alejandro Escamilla

Como vimos acima, a verba para investir em um computador para comércio, é importante, mas não deve ser o único item a ser levado em consideração. Um computador que irá atender perfeitamente às necessidades do seu empreendimento vai além do preço em si. Preparamos outros fatores que você precisa colocar na ponta do lápis antes de fechar uma compra:

  1. Tipo de negócio: O primeiro item a ser considerado é o tipo de negócio. Pode ser uma tarefa simples, mas muitos empreendedores deixam de fora essa etapa. Alinhar as expectativas do seu negócio com um computador flexível é fundamental para se manter a médio e longo prazo. É importante entender que cada setor tem demandas específicas e, portanto, requer diferentes configurações de computador. Por exemplo, um restaurante pode precisar de sistemas de PDV, enquanto um escritório de advocacia pode focar mais na capacidade de processamento e na segurança de dados. Entender o tipo de negócio é o ponto de partida para determinar as necessidades de hardware e software. Entenda o que é um sistema PDV no artigo da Biz Capital.

  2. Processamento: Considerado como o coração no mundo da informática, o poder de processamento do computador é o que irá nortear as principais tarefas a serem executadas. A capacidade de processamento é vital para garantir que o computador possa lidar com as tarefas do dia a dia. O processamento em si inclui desde operações básicas, como processar documentos de texto e planilhas, até tarefas mais complexas, como execução de programas de design gráfico ou análise de dados. A escolha do processador e o número de núcleos são fatores críticos para garantir um desempenho eficaz. A linha de processadores Intel Core i5 e Ryzen 7, por exemplo, podem ser uma solução interessante e que irá se enquadrar em diferentes tipos de negócio. 

  3. Memória RAM: A quantidade de memória RAM é essencial para a multitarefa e o desempenho geral do sistema. Empresas que executam várias aplicações ao mesmo tempo precisam de uma quantidade adequada de RAM para garantir que o computador não fique lento ou sobrecarregado. Para empresas iniciantes que irão utilizar em boa parte do tempo sistemas de escritório, por exemplo, 6GB de memória RAM pode ser suficiente. Por outro lado, empresas que irão utilizar outros softwares, é ideal no mínimo 16GB de RAM.

  4. Armazenamento: O armazenamento é necessário para guardar dados, documentos e programas. A quantidade de armazenamento e o tipo de unidade (HDD ou SSD) são considerações importantes, pois afetam a capacidade de armazenamento e a velocidade de acesso aos dados. É interessante optar por sistemas de armazenamento do tipo SSD, pois, a sua transferência, leitura e gravação são mais rápidas do que os tradicionais HDs. Saiba mais sobre os diferentes tipos de HD.

  5. Sistema operacional: A escolha do sistema operacional é fundamental para a compatibilidade de software e a experiência do usuário. Empresas podem optar por sistemas como Windows, macOS ou Linux, com base em suas necessidades e preferências. É importante alinhar o software utilizado com o desempenho no sistema operacional a ser utilizado. Colocar tudo na balança é uma tarefa essencial para elevar o desempenho e a produtividade do seu negócio.

  6. Conectividade: A conectividade do computador é crucial para a interação com periféricos, como impressoras, scanners, dispositivos de pagamento e outros equipamentos essenciais para operações comerciais. Antes de comprar um computador para comércio, é fundamental verificar a presença e os tipos de portas (USB, HDMI, etc.) para garantir a compatibilidade com os dispositivos usados no seu negócio.

  7. Monitor: A qualidade do monitor e a capacidade da placa de vídeo são aspectos importantes para empresas envolvidas em operações visuais. Em termos gerais, isso impacta diretamente nas tarefas de design gráfico, edição de vídeo e até mesmo a exibição de produtos em lojas online. Ter um monitor de alta resolução e uma placa de vídeo compatível com as necessidades da empresa é essencial. Outra solução que pode ser explorada é a utilização do televisor como monitor. Entenda como usar a televisão como monitor.

  8. Segurança: Proteger os dados da empresa é de suma importância. Recursos de segurança, como leitores de impressão digital, câmeras de reconhecimento facial e tecnologias de criptografia, são fundamentais para proteger informações confidenciais contra acessos não autorizados. Além disso, é importante manter o seu computador devidamente atualizado, com um bom antivírus e com softwares originais.

  9. Portabilidade: A portabilidade é outra consideração importante na hora de optar por um computador para comércio, especialmente para empresas que precisam de mobilidade. Laptops oferecem flexibilidade, permitindo que os funcionários realizem tarefas fora do escritório, enquanto desktops são ideais quando a potência e a capacidade de expansão são mais importantes. Entenda sempre as particularidades do seu negócio e coloque isso na ponta do lápis antes de fazer o investimento final.

  10. Orçamento: Por último, mas não menos importante, o orçamento é um fator decisivo. É essencial definir um orçamento realista e encontrar a melhor relação custo-benefício. É importante equilibrar a necessidade de desempenho e recursos com as restrições financeiras da empresa.

Lembre-se: cada um desses itens desempenha um papel importante na garantia de que o computador escolhido seja capaz de otimizar a eficiência operacional, melhorar a produtividade da equipe e atender às demandas comerciais em constante evolução. A experiência do usuário é que deverá estar presente em cada etapa. Portanto, não fique apenas preocupado com o preço em si, mas também como você irá se posicionar no mercado visando o médio e longo prazo. Investir de forma assertiva em um bom computador permitirá mais autonomia para outros investimentos.

A relevância da escolha dos programas

Como vimos acima, as dicas para escolher um computador para o comércio são essenciais para elevar a sua produtividade ao longo do tempo. Porém, não podemos deixar de fora a relevância dos programas que serão utilizados na máquina. Afinal, não adianta ter um PC simples se o programa a ser executado exigirá mais poder de processamento. É importante ter sempre equilíbrio para que o desempenho seja fluido e responsivo.

Muitas empresas usam programas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e sistemas de suporte para melhorar o atendimento ao cliente. A escolha de programas que facilitam o rastreamento de interações com os clientes, histórico de compras e preferências ajuda a fornecer um atendimento mais personalizado e eficaz. Faça sempre uma pesquisa mais aprofundada e encontre um software que irá corresponder às expectativas estruturais do seu negócio.

Para outros cenários, a gestão de estoque é outro item primordial. A escolha de software que oferece rastreamento em tempo real, alertas de reposição e integração com sistemas de ponto de venda (PDV) é vital para evitar problemas de estoque. É sempre importante consultar a compatibilidade do sistema e observar o seu desempenho no sistema operacional escolhido, seja ele: Windows, Linux, Mac ou outro.

Outro tipo de programa bastante utilizado em um computador para comércio, é o controle de finanças. Programas contábeis são cruciais para manter registros precisos e garantir conformidade com regulamentos fiscais. A escolha de programas que atendam às necessidades específicas de contabilidade, como faturamento, fluxo de caixa e reconciliação bancária, é fundamental para que você tenha mais comodidade e organização na hora de puxar qualquer documento relevante sobre o seu empreendimento.

Podemos entender que a escolha dos programas certos para serem executados em um computador comercial é a chave para a eficiência operacional, atendimento ao cliente eficaz e tomada de decisões estratégicas informadas. Não fique limitado apenas na escolha do computador em si. Pense também nos componentes que irão movimentar as suas principais tarefas no dia a dia e busque por uma máquina que irá entregar o melhor desempenho possível de acordo com o seu orçamento. #FicaaDica.

O papel da segurança no seu computador

Não adianta optar pelo melhor computador para comércio se você não considerar também as questões de segurança. — Sim, este item é fundamental, ainda mais com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor. E para que você não tenha problemas no quesito segurança, preparamos algumas dicas que você precisará ficar atento no seu comércio.

  • Antivírus e antimalware: Instale software de segurança confiável para proteger contra vírus e ameaças online.

  • Firewall: Configure um firewall para proteger sua rede contra acessos não autorizados.

  • Backup regular: Faça cópias de segurança regulares de todos os dados importantes para evitar perdas em caso de falha de hardware ou ataques.

  • Treinamento de funcionários: Eduque sua equipe sobre práticas seguras, como não clicar em links suspeitos e criar senhas seguras.

  • Atualizações de software: Mantenha o sistema operacional e o software sempre atualizados para corrigir vulnerabilidades conhecidas. Saiba mais sobre como atualizar Windows 10 para 11.

  • Autenticação de dois fatores (2FA): Implemente a autenticação de dois fatores para proteger o acesso a contas e sistemas críticos.

As medidas de proteção e segurança são fundamentais no comércio para proteger dados sensíveis, prevenir ataques cibernéticos, garantir a continuidade dos negócios e manter a confiança dos clientes. Ignorar essas medidas pode resultar em violações de dados, interrupções operacionais e perda de reputação, impactando negativamente o sucesso e a credibilidade da empresa.

É importante entender que a questão de segurança precisa ser vista como qualquer estratégia para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, jamais poderá ser deixada de fora do seu comércio. Investir em um bom computador, ter boas práticas de segurança e alinhar o software com o hardware disponível, é o pilar para que o seu empreendimento se mantenha no mercado. A implementação de medidas de segurança eficazes é uma prioridade para qualquer negócio moderno.

Conclusão

computador para comércio
Foto: Unsplash – Bench Accounting

Como vimos neste artigo, escolher o computador ideal para o seu comércio não é uma tarefa simples. Entender os seus objetivos, o orçamento disponível e as características do sistema operacional, são alguns dos exemplos fundamentais antes de tomar a decisão final. Por isso, é importante fazer sempre uma pesquisa mais crítica no mercado e atrelar as dicas mencionadas anteriormente como um fator a ser levado em conta.

Ter uma máquina rápida e flexível é de suma importância em um mercado cada vez mais competitivo. A escolha cuidadosa do hardware, a consideração dos programas a serem executados e a implementação de medidas de segurança sólidas são essenciais para garantir um desempenho eficaz e proteger os ativos digitais de sua empresa.

Antes de adquirir um computador para o comércio, leve em consideração as especificidades do seu negócio, avalie suas necessidades de hardware e software, e invista tempo e recursos na implementação de medidas de segurança adequadas. Lembre-se de que um computador bem escolhido e bem protegido não é apenas uma despesa, mas um investimento que impulsionará sua empresa para o caminho correto.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa Newsletter e fique por dentro do que há de melhor no mundo da Tecnologia e do Marketing Digital. Diariamente, postamos conteúdos essenciais para elevar a sua produtividade. Siga-nos em nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais