blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Uncharted 4 para PS5 vale a pena? Confira em detalhes a nossa experiência com o game

Conheça tudo sobre o enredo do game, curiosidades de Libertalia e a jogabilidade de Uncharted 4 para Playstation 5.
uncharted 4 para ps5

Recentemente finalizamos o jogo Uncharted 4 para PS5. Assim como qualquer outro amante de games de aventura e história, não poderíamos deixar de registrar a nossa visão sobre o game desenvolvido pela Naughty Dog. E já adiantamos: o game vale sim a pena por diversos motivos que iremos explicar ao longo deste texto.

Vale destacar que não finalizamos o jogo em 100%. Afinal, estamos em um momento bastante corrido aqui na redação e estamos com outras pautas em andamento para serem apuradas e lançadas em nosso blog. Porém, terminamos o modo história e podemos dizer que a experiência do Uncharted 4 para PS5 foi bastante positiva. É claro que o enredo possui alguns deslizes, mas não é nada que impeça a sua compreensão sobre o jogo.

Se você está habituado a consumir os jogos da Naughty Dog como o The Last Of Us, por exemplo, a franquia Uncharted passa a ser fundamental para elevar a sua experiência, ainda mais se você tiver o Playstation 5. Pode ter certeza que valerá a pena as horas nesta aventura.

Um dos pontos positivos que podemos logo de cara registrar é a história e a mensagem que o game transmite para o jogador. Além do contexto de jogabilidade, gráficos e trilha sonora, a mensagem histórica e a reflexão que o game oferece vai além de uma mera experiência. A Naughty Dog acerta bastante quando envolve mensagens reflexivas em seu título e com o Uncharted 4 isso foi muito bem explorado.

O enredo de Uncharted 4

O enredo de Uncharted 4
Foto: Flickr – d!neX!

No início do jogo, você já estará numa ação em um flashback muito bem trabalhado. Logo no primeiro momento você já terá uma ideia da proposta da gameplay e como as suas habilidades serão exploradas para se livrar dos principais inimigos. 

O protagonista, Nathan Drake, agora é um homem mais velho, aposentado de suas aventuras de caça a tesouros. Ele vive uma vida tranquila ao lado de sua esposa Elena Fisher, mas seu passado retorna para atormentá-lo quando seu irmão mais velho, Sam Drake, reaparece após anos de desaparecimento.

Durante os primeiros momentos do game, você irá se deparar também com a personalidade mais séria de Nathan Drake. Afinal, agora ele está muito bem acompanhado e quer seguir uma vida tradicional, sem se meter em aventuras complexas. Isso é muito bem trabalhado nas expressões faciais do personagem durante as cutscenes. 

A história gira em torno da busca pelo tesouro pirata lendário de Libertalia. Sam, o irmão mais velho de Nathan, está em apuros e pede a ajuda de seu irmão mais novo para encontrar esse tesouro e saldar uma dívida de vida ou morte com um perigoso criminoso. Nathan, relutantemente, decide voltar à vida de caçador de tesouros para resgatar seu irmão. Falando ainda sobre o irmão de Nathan, Sam é um personagem bastante misterioso.

No início do game, você irá perceber o Sam com uma personalidade muito mais amistosa e vitimista. Porém, ao longo do jogo, a personalidade é alterada trazendo um ar de mistério sobre o que de fato ocorreu em sua vida. Esta parte foi muito bem trabalhada pela Naughty Dog, pois faz a gente refletir ainda mais sobre o comportamento humano ao longo dos anos.

Não podemos deixar de mencionar um dos principais antagonistas do jogo: Rafe Adler, um magnata da indústria que é um colecionador de tesouros mais raros e complexos de se conquistar. Rafe é um inimigo formidável, e sua busca implacável pelo tesouro de Libertalia coloca Nathan e Sam em perigo constante. 

Assim como os protagonistas centrais, o antagonista também ganha destaque durante a trama. É possível perceber em alguns momentos, que Rafe se torna uma pessoa fria e nada justa com os seus parceiros. A busca pelo poder e pela fama é um dos combustíveis que sustenta Rafa Adler ao longo de Uncharted 4.

É claro que existem outros pontos cruciais ao longo do enredo. Porém, como não gostamos de informar spoilers, decidimos parar por aqui sobre o desdobramento do modo história do jogo. De modo geral, Uncharted 4 para PS5 conta com uma experiência de narrativa rica e complexa que equilibra ação intensa com momentos emocionais e reflexivos. Ele mergulha profundamente nos personagens e em seus relacionamentos, proporcionando uma experiência de jogo bastante positiva.

Gráficos de Uncharted 4 no PS5

Você pode estar se perguntando: mas afinal, como são os gráficos na nova geração? São surpreendentes? A resposta é sim! Os gráficos são bastante satisfatórios e oferecem um nível bastante positivo no quesito detalhes.

Vale ressaltar que não temos a melhor televisão 4K para aproveitar os principais recursos do PS5. Atualmente, temos em nossa redação o modelo Samsung MU6100 de 50 polegadas. É um televisor 4K de entrada mais antigo da Samsung, porém, este modelo oferece a tecnologia HDR 10, o que deixou a experiência ainda mais agradável. Entenda mais sobre a tecnologia HDR no artigo do Tecnoblog.

Como os demais jogos da franquia, os gráficos são bem vividos e oferecem uma experiência bastante animadora ao meio de cenas que você está exposto à natureza. Ao utilizar o modo HDR na televisão, é possível ver o nível de detalhes em cores mais vibrantes como o azul do mar, por exemplo. Outro ponto positivo no quesito aspecto gráfico, é o nível de detalhes nas movimentações dos personagens. Ao andar na areia ou em poça d’água, por exemplo, a Naughty Dog trabalhou no máximo de detalhes possível para que a movimentação fosse a mais realista.

Existem outros recursos gráficos que você pode selecionar antes ou até mesmo durante o jogo. Porém, fizemos alguns ajustes no nível de preto exibido na tela. Como não temos um televisor Oled, deixamos o nível de preto o mais natural possível. A experiência foi bastante positiva e não afetou em quase nada ao longo da gameplay em cenários mais escuros. 

Já em cenas mais vibrantes onde é preciso tomar decisões mais rápidas, você poderá perceber um pouco de queda de frame, o que é normal em cenas mais rápidas. Porém, não é nada que atrapalhe a jogatina, mas para usuários mais exigentes, isso pode ser um ponto positivo. Talvez em um monitor ou televisor com mais recursos voltados para os modos jogos, isso não ocorra. Saiba mais sobre o que é FPS e a sua importância nos jogos de acordo com o artigo do Olhar Digital.

Jogabilidade de Uncharted 4 no PS5

uncharted 4 para ps5
Foto: Flickr – d!neX!

A jogabilidade é sem dúvidas o carro chefe em nossa análise. Jogar o Uncharted 4 na versão PS5 foi uma experiência bastante positiva. E podemos colocar 90% desta satisfação no controle DualSense.

Como já foi dito em diversos blogs e portais sobre game, o DualSense é de fato um controle que eleva a experiência do jogador. Ao longo da jogatina, você sente que o DualSense fica mais adaptativo nas suas tomadas de decisões. Para muitos, isso pode ser algo bobo, porém, para quem busca mergulhar em um game que é repleto de aventuras, os recursos do DualSense foram muito bem explorados no Uncharted 4.

Antes mesmo de começar o jogo, será apresentado a opção do tipo de mira que você deseja: manual ou automática. Jogamos com um pouco de cada e podemos dizer que para a nossa expertise, o modelo automático foi o mais assertivo rs. Porém, não existe o certo ou errado, tudo irá depender da sua jogabilidade com jogos de tiro e aventura.

Podemos citar também os modelos de auxílio de câmeras que o game oferece. E mais uma vez, volto a dizer: tudo irá depender da sua expertise com este modelo de jogo, ou até mesmo com a franquia em si de Uncharted. Escolhemos o modelo mais tradicional e setado como padrão e a experiência foi agradável e não atrapalhou em nada durante a gameplay. 

Se você curte jogos de ação, aventura e história, a jogabilidade de Uncharted 4 no PS5 é uma opção interessante e que vale sim a pena ser explorada. Os recursos disponíveis no DualSense são sem dúvidas um atrativo a mais para elevar a experiência final do usuário. Ah… É claro que a bateria do controle será consumida mais rapidamente, afinal, os recursos são frenéticos ao longo da trama, porém, temos em nossa redação a base de carregamento que ajuda a ganhar autonomia quando não estamos jogando. Entenda mais sobre a base de carregamento do DualSense.

Não podemos deixar de mencionar os famosos puzzles ou quebra-cabeça em pontos estratégicos ao longo do enredo. Há quebra-cabeças de lógica que desafiam os jogadores a resolver problemas complexos para avançar. Esses enigmas variam em dificuldade e são uma parte essencial da experiência de jogo.

Os mistérios são outro ponto interessante e que merecem destaque em Uncharted 4. A trama está repleta de mistérios e enigmas que precisamos desvendar para progredir. Isso inclui decifrar mapas antigos, encontrar entradas secretas, baús, e descobrir o significado de símbolos misteriosos. E para platinar no game, é possível encontrar todos os mistérios. #FicaaDica.

Trilha sonora

A trilha sonora também foi muito bem acertada. Em momentos mais adversos você percebe como a trilha sonora impacta nas suas tomadas de decisões. Além disso, é possível observar sons da natureza e a conversa de adversários. Isso é bastante explorado já no início do game e ganha mais ênfase na metade e na parte final.

Além dos efeitos visuais, as músicas também foram muito bem escolhidas. Para quem possui um Home Theater, por exemplo, a jogabilidade dosada com uma boa música e com bons efeitos visuais fica mais interativa e responsiva ao longo do jogo. 

A trilha sonora de Uncharted 4, composta por Henry Jackman, complementa assertivamente a ação e o drama do jogo. A música evoca emoções e aumenta a imersão, tornando cada momento da jornada de Nathan Drake ainda mais memorável para diversos tipos de jogadores. Seja ele mais casual (como foi o nosso caso) ou para jogadores mais experientes.

Curiosidades sobre Libertalia

A cidade de Libertalia é o tema central ao longo de Uncharted 4 e não poderíamos deixar de fora as principais curiosidades dessa região. Para muitos, a cidade foi uma mera ficção para desenvolver o enredo do game, mas a verdade é que Libertalia vai além de Uncharted 4. Vamos conhecer um pouco mais?

  • Libertalia era real: Embora seja um tema de ficção em Uncharted 4, Libertalia foi uma lenda real no mundo dos piratas, atraindo marinheiros rebeldes em busca de uma sociedade livre de regras.

  • Henry Avery: O pirata Henry Avery, que desempenha um papel importante na trama de Uncharted 4, foi um corsário inglês do século XVII. Ele é conhecido por realizar um dos maiores saques piratas da história ao capturar um navio carregado de tesouros.

  • Tesouro pirata: Parte do atrativo de Libertalia é o tesouro supostamente escondido lá. A lenda diz que seria uma coleção massiva de tesouros pilhados de várias expedições marítimas.

  • Charles Johnson: Uma das principais fontes históricas sobre a lenda de Libertalia é o livro “Um Histórico Geral dos Piratas”, atribuído a um autor chamado Charles Johnson. No entanto, a verdadeira identidade de Johnson permanece um mistério.

  • Conexão com Madagascar: Muitas teorias sugerem que Libertalia estava localizada em Madagascar, uma ilha que era frequentada por piratas na era dourada da pirataria devido à sua localização estratégica.

  • Inspiração para outras obras: A lenda de Libertalia inspirou muitos outros trabalhos de ficção, além de Uncharted 4, incluindo livros, filmes e outros jogos, demonstrando seu impacto duradouro na cultura popular.

  • Tesouros encontrados: Embora a existência de Libertalia como descrita na lenda seja duvidosa, vários tesouros piratas reais foram encontrados ao longo dos anos, incluindo o tesouro de Henry Avery. Saiba mais sobre os mistérios piratas no artigo da Hypescience.

Como vimos, essas curiosidades contextualizam a rica história e o mistério por trás de Libertalia, tornando-o um cenário intrigante e bastante complexo ao longo da trama. Encontrar os baús e cartas perdidas ao longo da jogatina será essencial para compreender mais sobre os mistérios de Libertalia e sobre a vida dos piratas. Se você é desafiador e gosta de explorar o mapa completo dos games, te convidamos para explorar cada canto do jogo. 🙂

Uncharted 4 para PS5 vale a pena?

uncharted 4 para ps5
Foto: Flickr – d!neX!

Podemos dizer que vale sim a pena! O jogo desenvolvido para Playstation 5 oferece recursos interessantes que nos motiva a continuar a progredir ao longo da trama. Uncharted 4 mergulha nós jogadores em uma história emocional e cheia de reviravoltas. À medida que Nathan Drake é forçado a enfrentar seu passado, dilemas morais e conflitos familiares, nós observamos que isso não é apenas um fato que ocorre em jogos virtuais, mas sim em nosso dia a dia. E a partir daí, precisamos buscar maneiras para que possamos nos levantar e dar a volta por cima em meio às adversidades.

O game conta também sequências de ação cinematográficas, que testam as nossas principais habilidades de tiro e estratégia. Para quem tem um pouco mais de dificuldade, é recomendado selecionar o modo mais fácil e ir evoluindo aos poucos. De modo geral, você terá que enfrentar inimigos habilidosos em tiroteios emocionantes e usar cobertura e movimento inteligente para sobreviver. Portanto, seja paciente e estratégico. Nada de ir de peito aberto rs.

Podemos concluir que o Uncharted 4 para PS5 atinge um patamar significativo em termos de gráficos, velocidade de carregamento e imersão, proporcionando uma experiência ainda mais emocionante para boa parte dos jogadores. A nossa experiência com o game foi bastante positiva e recomendamos sim. Porém, é sempre importante considerar as suas preferências e as necessidades. 

Além disso, as curiosidades sobre a Libertalia adicionam uma camada reflexiva sobre os movimentos históricos e lendários, permitindo que nós jogadores mergulhamos ainda mais nos pontos centrais que foram desenvolvidos no game.

Gostou da nossa análise? Continue acompanhando o nosso site. Postamos conteúdos diariamente para que você possa ficar por dentro sobre o que há de melhor no mundo da tecnologia e do marketing digital. Aqui, postamos dicas, informações e estratégias para elevar a sua produtividade no dia a dia. Fique sempre atento. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais