blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Como estudar online pelo celular? Dicas e técnicas para aumentar a sua produtividade de estudos pelo smartphone

Saiba como ser mais produtivo ao gerenciar os seus estudos por meio do seu aparelho celular.
como estudar online pelo celular

Os smartphones estão cada vez mais evidentes em nosso dia a dia. O que era um simples dispositivo para fazer e receber chamadas, os celulares vem ganhando espaço em nossas principais tarefas. Em meio a este cenário, muitas pessoas começam a se questionar sobre como estudar online pelo celular. Podemos entender que ter uma rotina de estudo sólida e produtiva é fundamental para que possamos aproveitar ao máximo o que um aparelho celular pode nos oferecer, mas para que isso ocorra de fato, é importante considerar alguns fatores que iremos debater ao longo deste texto.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na internet das coisas e como a tecnologia se tornou o carro chefe para muitas tarefas que exercemos atualmente, não é mesmo? Para que possamos compreender de forma mais detalhada sobre o papel dos smartphones em nossa rotina de estudo, é interessante refletir sobre o papel da internet no mercado brasileiro.

Podemos compreender a internet das coisas, de modo geral, como um dispositivo que se conecta à internet. Ou seja, não é necessário apenas ter um computador para se conectar à internet. Este procedimento pode ser realizado atualmente com um tablet, smartphone, câmeras de segurança, televisores, etc. A conectividade não ficou mais limitada a um único aparelho, mas também a uma gama de novos dispositivos. Saiba mais sobre o conceito de IoT no artigo da CNN Brasil.

A forma como gerenciamos os estudos também vem passando por mudanças ao longo dos anos. O ensino a distância, por exemplo, teve um crescimento significativo no país. Durante a pandemia da Covid-19, o ensino a distância, também conhecido como EAD, foi o combustível para muitos alunos que buscavam soluções para continuar aprendendo novas matérias. De acordo com a matéria divulgada no site A Gazeta, este modelo de ensino é essencial nos dias atuais e contribui para democratizar o aprendizado.

Mas como estudar online pelo celular e atrelar esta tendência no seu dia a dia? Como ser mais produtivo e evitar possíveis distrações? É isso que iremos abordar em detalhes neste artigo. Portanto, se você está buscando soluções para estudar pelo celular, é importante considerar os tópicos que iremos abordar.

A importância de criar uma sequência de estudos

Independentemente da plataforma que você irá utilizar para guiar os seus estudos, a sequência é um elemento chave para que você possa ter êxito. Não adianta você ter o melhor modelo de smartphone se você não tiver uma sequência clara dos seus principais objetivos.

Ao criar uma sequência de estudo sólida, você potencializará o seu hábito. De modo geral, ter bons hábitos para estudar é ir além de compreender uma matéria em si. O hábito será o seu norteador para tomar gosto pelos estudos e consequentemente você terá resultados melhores a médio e longo prazo.

Ter uma visão de futuro e colocar as pautas de estudo em prática é essencial para quem busca soluções de como estudar online pelo celular. Os resultados que serão colhidos a longo prazo precisam ser vistos como uma recompensa pelos seus esforços. Aposto que você já deve ter ouvido aquele ditado: quanto mais velho o vinho for, melhor ele é. Isso se resume de forma mais aproximada com a sequência estratégica de estudo e a sua relevância. Compreender este parâmetro pode ser um caminho interessante que elevará o seu estudo para outro nível.

Outro ponto que merece atenção é que não existe uma fórmula pronta sobre como ter a melhor sequência de estudo. Cada pessoa tem a sua rotina de vida, portanto, cada uma criará o seu hábito. O mais importante aqui é não deixar de fora a constância e usar a tecnologia a seu favor. A internet e a tecnologia estão aqui para te auxiliar nesta jornada! Portanto, não fique achando que ela irá estudar por você. 

A versatilidade do smartphone como uma ferramenta de estudo

como estudar online pelo celular
Foto: Unsplash – Oliur

Como vimos, a sequência e a tecnologia precisam estar atrelados para que você possa ter resultados eficientes a médio e longo prazo. Porém, é importante considerar o smartphone como um elemento que irá dar aquele “boost” a mais na sua produtividade.

É possível encontrar aplicativos destinados para você organizar de forma mais prática a sua jornada de estudo. Aplicativos de organização, como agendas e blocos de notas, podem ajudar a manter o controle dos seus estudos. Considerar estes aplicativos é a base para que você possa potencializar a sua sequência. 

Outro elemento chave e que precisa de atenção em qualquer artigo que fala sobre tecnologia e metodologia de estudos pelo celular, é a conectividade. O celular permite o acesso rápido à internet, onde você pode pesquisar informações, assistir a vídeos educacionais e participar de cursos online. Estes recursos impactam diretamente na sua produtividade e irão te guiar para uma rota constante.

Um exemplo claro sobre este tópico é as dúvidas que recebemos em nossa caixa de e-mail. Diariamente, recebemos mensagens de leitores que querem aprender inglês pelo smartphone. Porém, não adianta apenas buscar um aplicativo para esta funcionalidade. É necessário preparar o terreno para que tudo saia da melhor maneira possível. E uma das melhores preparações é o entendimento da sequência, da tecnologia e também do elemento em questão, o smartphone. Saiba mais sobre como escolher o aplicativo para aprender inglês.

Como estudar online pelo celular: 7 dicas práticas e produtivas para você colocar em prática

como estudar online pelo celular
Foto: Unsplash – Ana Bernardo

Não existe uma fórmula pronta sobre como estudar online pelo celular. Porém, é importante partir para a questão prática. Afinal, não adianta ter a melhor teoria se você não for para o campo de batalha. Pensando nisso, preparamos sete dicas que irão te auxiliar na hora de gerenciar os seus estudos pelo seu smartphone. Vamos conhecer melhor?

  1. Ambiente adequado: O ambiente de estudo é sem dúvidas o elemento responsável por turbinar a sua produtividade! Estudar em um ambiente tranquilo e livre de distrações é essencial para maximizar a concentração e a eficácia dos seus estudos. Encontre um local onde você se sinta confortável e possa se concentrar completamente no material de estudo. Evite lugares barulhentos e movimentados que possam prejudicar sua concentração. Reserve um tempo só para você e coloque em prática o que você aprendeu ao longo do estudo. Atrelar a teoria com a prática é um passo essencial para chegar no seu objetivo principal.

  2. Aplicativos educacionais: Quais são os seus objetivos? Por qual motivo você quer estudar apenas pelo celular? Faça essas perguntas e trace uma rota para embarcar no aplicativo correto. Os aplicativos educacionais são essenciais para o aprendizado pelo celular. Explore a variedade de aplicativos disponíveis para o seu campo de estudo. Eles geralmente oferecem lições interativas, quizzes e até mesmo certificados. O artigo do Prova Fácil oferece uma lista com alguns aplicativos educacionais. Vale a pena dar uma conferida.

  3. Organize seu tempo: Você já ouviu aquele dito popular que a pressa é a grande inimiga da perfeição? Pois é! Se você está buscando soluções sobre como estudar online pelo celular, você precisa gerenciar de forma estratégica o seu tempo. A gestão do tempo é crucial para qualquer metodologia de estudo. Portanto, é interessante que você crie um cronograma de estudos que inclua blocos de tempo dedicados ao aprendizado. Defina metas diárias ou semanais para acompanhar seu progresso e garantir que você esteja cobrindo todo o material necessário.

  4. Anotações digitais: Como sabemos, a tecnologia está presente em nosso dia a dia e precisa ser explorada das melhores maneiras possíveis! Então, é essencial que você aproveite as facilidades do celular para fazer anotações digitais. Você pode usar também um tablet para potencializar ainda mais a sua jornada de estudo. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e a manter um registro organizado do que você estudou. Saiba mais sobre o papel do tablet nos estudos.

  5. Mantenha-se atualizado: Faça pesquisas online, leia artigos relevantes e acompanhe as tendências para enriquecer seu conhecimento. Estar por dentro das informações atuais é importante para você aplicar as referências ao longo da sua jornada de estudo.

  6. Explore comunidades online: O campo de batalha é uma etapa importante para você conquistar os principais objetivos na sua carreira acadêmica pelo celular. Uma ideia interessante é a sua participação em comunidades online relacionadas ao seu campo de estudo. Ao fazer uma pesquisa pela internet, você poderá encontrar fóruns, grupos de estudo e redes sociais dedicados a praticamente todas as áreas acadêmicas. Essas comunidades oferecem a oportunidade de fazer perguntas, compartilhar conhecimento e obter diferentes perspectivas sobre os tópicos de estudo.

  7. Pausas estratégicas: Estudar por longos períodos pode levar à fadiga mental e à perda de produtividade. É importante programar pausas estratégicas! Uma técnica popular é a técnica Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Repita esse ciclo algumas vezes e depois faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter sua mente fresca e focada. Entenda melhor sobre a técnica Pomodoro no artigo do Brasil Escola.

É claro que existem outras técnicas para potencializar os resultados dos seus estudos pelo celular. Porém, é sempre importante considerar a sequência de estudos com a tecnologia existente. Atrelar estes mecanismos serão fundamentais para que você possa ter resultados efetivos a médio e longo prazo. Lembre-se: o conhecimento é contínuo e quanto mais flexibilidade você tiver, mais assertividade você conquistará. #FicaaDica!

Desative as notificações do seu aparelho

As notificações são uma das principais vilãs de quem está buscando aprender pelo celular. Como já dissemos anteriormente, o ambiente é um fator determinante para potencializar os seus estudos. Mas não basta apenas isso. É importante desativar as notificações de aplicativos que não irão te agregar ao longo dos estudos.

O som ou a vibração de uma notificação podem ser altamente tentadores. Mesmo que você não pretenda verificar imediatamente, a mera presença da notificação em sua tela pode criar um desejo de distração. Ativar o recurso de Não Perturbe ou até mesmo desativar as notificações de aplicativos como as redes sociais, por exemplo, podem ser uma solução interessante.

Tenha sempre em mente que a concentração é fundamental para a retenção de informações. Quando você está completamente focado em seu estudo, é mais provável que absorva e compreenda o conteúdo de maneira mais profunda. Ao se desapegar das notificações do seu aparelho, você terá uma rotina mais fluida e consequentemente terá melhores resultados.

Sempre que possível, faça um esforço para criar um ambiente de estudo digital livre de interrupções desnecessárias. Além disso, aplique as dicas mencionadas anteriormente para que você possa fortalecer o hábito de estudar pelo smartphone. Atrelar boas práticas com os seus objetivos é um caminho ideal para alcançar as suas principais metas.

Prós e contras de estudar pelo celular

Além da procura sobre como estudar online pelo celular, você também pode estar se perguntando quais são os principais pontos positivos e negativos de atrelar o smartphone com a sua jornada de estudos. Pensando nisso, preparamos também alguns dos principais prós e contras que você precisa ter atenção na hora de dar os primeiros passos nesta metodologia.

Prós:

  • Acessibilidade: Estudar pelo celular é conveniente e flexível, pois você pode fazê-lo em qualquer lugar.

  • Variedade de recursos: Há uma ampla gama de aplicativos e recursos educacionais disponíveis para atender às suas necessidades de aprendizado.

  • Economia de tempo: Não é necessário deslocamento, economizando tempo e recursos.

Contras:

  • Distrações: O celular pode ser uma fonte de distrações, como notificações de redes sociais e mensagens.

  • Conforto ergonômico: Estudar por longos períodos no celular pode causar desconforto físico e tensão no pescoço e nos olhos.

  • Limitações de tela: A tela do celular pode ser pequena para alguns tipos de conteúdo, como planilhas ou documentos extensos.

Colocar em pauta estes quesitos pode ser o fator crucial na hora da sua tomada de decisão. Considere também a sua expertise com os smartphones e o avanço da tecnologia. É claro que não existe um método 100% eficaz que irá atender toda a gama da população, porém, considerar os prós e contras podem ser um fator interessante para quem busca mais flexibilidade na hora de embarcar nos estudos remoto.

Conclusão

como estudar online pelo celular
Foto: Unsplash – Freestocks

Como vimos neste artigo, a tecnologia, a internet e os smartphones são fundamentais para quem busca mais versatilidade na hora de mergulhar nos estudos. Vale reforçar que ao estudar pelo celular, você irá se deparar com alguns pontos positivos e negativos, conforme explicamos anteriormente. Porém, é importante considerar também as suas reais necessidades e objetivos.

Não existe uma fórmula pronta sobre como estudar online pelo celular. É interessante você criar uma sequência que irá se transformar em hábito. A partir da criação de um hábito para os estudos, todas as ferramentas e metodologias serão mais fáceis de serem levadas em consideração. Por isso, é importante ter paciência e entendimento que os resultados serão mais precisos a médio e longo prazo.

Podemos concluir que estudar online pelo celular é uma opção viável e conveniente para muitas pessoas, especialmente em um mundo cada vez mais digital. A versatilidade do celular, aliada a uma abordagem organizada e disciplinada, pode levar a resultados acadêmicos excepcionais. É sempre interessante buscar aplicativos que entregam aquilo que você está procurando, além de se aprofundar em fóruns e grupos relacionados ao seu tema em questão. Com dedicação, disciplina e as estratégias certas, você pode alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais de maneira eficaz e eficiente.

Gostou do nosso artigo? Fique ligado em nosso blog! Postamos diariamente conteúdos sobre marketing digital e tecnologia para que você possa atrelar estes dois temas no seu dia a dia! Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos diretamente na sua caixa de entrada. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais