blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Como usar o Pinterest para ganhar dinheiro? 7 formas para você criar um plano de negócio na plataforma

Descubra como o aplicativo Pinterest pode ser uma solução interessante para você gerar renda.
como usar o pinterest para ganhar dinheiro

Os aplicativos mobile estão cada vez mais se tornando uma referência para a população brasileira. Em um mundo cada vez mais digital e adepto às novas tendências, os apps deixaram de ser uma simples solução interativa, mas se tornaram também uma fonte de renda. Recebemos mensagens diárias de leitores perguntando sobre como usar o Pinterest para ganhar dinheiro e como explorar a plataforma estrategicamente. Porém, é importante sempre compreender que não existe uma fórmula pronta para esta pergunta, e o que existe é consistência, compreendimento sobre a sua audiência, e claro, mão na massa.

Compreender sobre a evolução dos aplicativos é compreender também sobre o atual comportamento do público-alvo. Afinal, é quase impossível gerar autoridade dentro de uma plataforma sem ter um direcionamento detalhado das suas postagens. A adesão dos aplicativos no mercado brasileiro nunca foi tão positiva. Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking de downloads e tempo gasto nos aplicativos, segundo um levantamento da Rocket Lab e divulgado no itforum.

Este número é bastante significativo e ilustra a relevância que a tecnologia e os aplicativos têm em nosso dia a dia. Vale sempre ressaltar que este mercado está sempre em constante evolução, ou seja, para que você possa ganhar dinheiro extra utilizando os aplicativos, é fundamental acompanhar as novas tendências do mercado e o comportamento do seu potencial público. A tecnologia é sem dúvidas um marco relevante para o nosso atual momento econômico, porém, precisa de acompanhamento crítico e detalhado sobre a sua evolução.

Mas afinal, qual é o papel do Pinterest neste cenário? Como usar o Pinterest para ganhar dinheiro? É possível viver somente disso? É isso que iremos abordar em detalhes ao longo deste artigo. Portanto, se você está pensando em utilizar o aplicativo do Pinterest como uma fonte de renda, é essencial considerar em detalhes os tópicos que iremos abordar neste texto.

A relevância dos aplicativos como uma fonte de renda

Você já deve ter se perguntado: os aplicativos são apenas uma forma de gerar interação ou eles são voltados também para ganhar dinheiro? Pois é, se voltarmos há pelo menos uns 20 anos atrás, os aplicativos começavam a dar os primeiros passos em solo brasileiro. E naquela época, os apps eram destinados apenas como uma forma de entretenimento para boa parte do seu público.

Com o avanço das novas tecnologias e com o crescimento significativo do marketing digital, os aplicativos se tornaram uma fonte de renda sustentável para boa parte dos usuários no Brasil e também ao redor do mundo. Para vocês terem uma ideia, tem pessoas que vivem exclusivamente com renda geradas pelos aplicativos. Porém, tudo é estratégico. Tudo demanda constância e persistência.

O grande equívoco de muitos usuários é achar que criar uma conta no Pinterest ou em qualquer outro app já será o suficiente para gerar renda. As estratégias e o entendimento sobre a sua audiência serão os norteadores centrais para que você possa ganhar os primeiros reais. Mas o que a audiência tem a ver com isso? Por que ela é sempre mencionada? A resposta mais objetiva para essa pergunta vai de encontro com a globalização da internet e dos aplicativos. Ou seja, é quase impossível querer vender para todos os usuários que ali trafegam. Você precisa fazer uma “peneira” para que as suas divulgações atinjam o público ideal que esteja realmente disposto a consumir os seus produtos ou serviços.

Outro fator relevante que os aplicativos oferecem é a mensuração dos resultados. No Pinterest, por exemplo, é possível acompanhar a impressão, o engajamento e o compartilhamento da sua postagem. Compreender as métricas é um passo essencial para você dar um passo à frente e ser mais estratégico. Portanto, tenha em mente que não há uma fórmula pronta sobre como usar o Pinterest para ganhar dinheiro, mas o que existe de fato é a sua constância, as estratégias abordadas e a mensuração dos resultados. Saiba mais sobre o processo de mensuração no artigo do Pinterest.

Como usar o Pinterest para ganhar dinheiro? Conheça 7 formas para você gerar receita na plataforma

como usar o pinterest para ganhar dinheiro
Foto: Unsplash – Nathana Rebouças

Como vimos até aqui, os aplicativos mobile se tornaram uma referência para o mercado brasileiro e internacional. O avanço do marketing digital também se tornou uma referência quando o assunto é geração de renda pela internet. Em meio a esta realidade, preparamos 7 maneiras para você explorar estrategicamente o Pinterest. Vamos entender melhor sobre isso?

  1. Marketing de afiliados: O marketing de afiliados teve um crescimento significativo durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, é possível gerar lucros significativos pois é uma metodologia que demanda pouco investimento e pode ser escalável. Portanto, promover produtos de afiliados relevantes para o seu nicho é uma maneira eficaz de ganhar comissões por vendas geradas a partir de seus pins criados no Pinterest. Para que isso ocorra, garanta que os produtos estejam alinhados com os interesses do seu público e inclua links de afiliados nas descrições dos pins.

  2. Venda de produtos artesanais: O aplicativo do Pinterest se destaca também por usuários que são apaixonados por produtos artesanais. Acompanhar esta tendência gerada na plataforma pode ser uma solução estratégica e inteligente para muitos usuários que querem saber como usar o Pinterest para ganhar dinheiro. Se você cria produtos artesanais, como joias, roupas, artigos para casa, ou oferece serviços personalizados, use o Pinterest para mostrar seus produtos de forma visualmente atraente. Crie pins que destaquem os detalhes e inclua links para sua loja online ou página de contato.

  3. E-books e conteúdo digital: Como já sabemos o marketing digital é um mar de oportunidades. Os e-books e os conteúdos digitais, por exemplo, já estão consolidados neste mercado. Se você é um autor, blogueiro ou até mesmo criador de conteúdo digital, promova seus e-books, cursos online, guias ou outros produtos digitais por meio do Pinterest. Crie pins atraentes que ilustram o valor do seu conteúdo e direciona os interessados para a página de compra. Lembre-se: ser criativo é o que irá evidenciar o seu negócio. Pense fora da caixa, seja persuasivo e mostre a relevância do seu negócio na plataforma.

  4. Consultoria e serviços profissionais: Muitos usuários navegam pela internet e pelo Pinterest à procura de profissionais qualificados e comprometidos com a entrega. É uma área bastante disputada, porém, nem todos possuem a expertise suficiente para entregar um produto ou serviço com qualidade. Portanto, se você é um especialista em um determinado campo, como marketing digital, consultoria financeira ou prestador de serviços em geral, use o Pinterest para compartilhar dicas e insights. Demonstre sua autoridade por meio de pins informativos e, em seguida, promova seus serviços de consultoria.

  5. Loja online: Muitos empreendedores possuem uma loja online, porém, não recebem tráfego qualificado para o seu endereço web. Vale sempre destacar que não adianta ter uma loja online, se não tem tráfego. A conta não fecha! Se você possui uma loja online, vale a pena criar um catálogo de produtos no Pinterest. Certifique-se de adicionar preços e descrições detalhadas aos pins para facilitar a compra direta a partir da plataforma. Você também pode usar os Rich Pins para exibir informações atualizadas sobre preços e disponibilidade.

  6. Publicidade para negócios locais: Se você possui uma agência de marketing ou presta serviços de publicidade para pequenas empresas locais, pode usar o Pinterest para criar campanhas de publicidade direcionadas. Isso ajuda a aumentar a visibilidade e a clientela das empresas locais que você atende.

  7. Produção de conteúdo patrocinado: À medida que você constrói uma audiência significativa no Pinterest, você pode atrair marcas interessadas em parcerias de conteúdo patrocinado. Promova produtos ou serviços de marcas em seus pins em troca de remuneração. É uma técnica bastante utilizada atualmente, seja pelo marketing de influência ou pelo reconhecimento final do seu negócio como um todo. Entenda mais sobre a relevância do marketing de influência no artigo da Influency.

Como vimos, não há uma resposta pronta sobre como usar o Pinterest para ganhar dinheiro. As estratégias abordadas acima são apenas alguns caminhos que você poderá seguir para gerar autoridade e notoriedade para o seu negócio por meio do aplicativo. Vale destacar também que esta estratégia não serve exclusivamente para o Pinterest. O Instagram, por exemplo, pode ser explorado em conjunto para gerar ainda mais resultados para o seu negócio. Neste artigo, por exemplo, você aprenderá sobre como vender pelo Direct do Instagram.

A importância da constância estratégica no Pinterest

como usar o pinterest para ganhar dinheiro
Foto: Unsplash – Freestocks

Não adianta apenas colocar em prática as estratégias mencionadas acima uma única vez. Engana-se quem acha que os resultados serão imediatos já na primeira publicação ou nas primeiras semanas. A constância faz parte de qualquer técnica que engloba vendas e monetização por meio de aplicativos.

O Pinterest, assim como qualquer outro aplicativo, é uma plataforma que está em constante evolução e que possui um algoritmo que está sempre sendo trabalhado para elevar a experiência do usuário que ali trafega. Compreender o comportamento do algoritmo e criar técnicas constantes para elevar a tomada de decisão do seu potencial público é essencial. Podemos definir a constância nos seguintes fatores:

  • Criação de confiança: Você já comprou um produto ou serviço sem antes ter um conhecimento da empresa? É quase certo que você realizou pesquisa antes de fechar qualquer negócio. Pois é, quando você posta regularmente, seus seguidores e potenciais clientes aprendem a contar com você para fornecer conteúdo valioso e relevante. Isso constrói confiança e autoridade em seu nicho. 

  • Engajamento sustentável: Os aplicativos em geral demandam engajamento. É quase impossível compreender sobre como usar o Pinterest para ganhar dinheiro sem considerar o engajamento como um norteador chave. Em meio a este fato, a consistência mantém seu público engajado. Quando as pessoas sabem quando esperar novos pins e conteúdo, elas tendem a voltar regularmente para interagir com seu perfil.

  • O visual importa: O Pinterest é uma plataforma altamente visual. Pins com imagens atraentes e de alta qualidade têm mais probabilidade de chamar a atenção e serem compartilhados. Como você já deve saber, a criatividade será um diferencial relevante para ganhar receita por meio deste aplicativo. Portanto, use imagens, gráficos e vídeos que se destaquem em meio à vasta concorrência na plataforma.

  • Capriche nos títulos e nas descrições: Não subestime o poder de um título cativante e uma descrição convincente. Eles podem aumentar o interesse das pessoas em clicar em seus pins. Use palavras-chave relevantes e solucione problemas ou forneça inspiração. As técnicas de copywriting, por exemplo, podem ser uma solução interessante para gerar desejo e elevar a tomada de decisão da sua audiência dentro do aplicativo. Entenda mais sobre a importância do copywriting no artigo da Remessa Online.

A consistência não é uma ferramenta pronta. Isso quer dizer que você poderá levar meses ou até mesmo anos para conseguir ter uma autoridade consolidada dentro do Pinterest dependendo do seu nicho de mercado e da sua concorrência. Porém, é importante sempre considerar os aplicativos de modo geral como uma solução inteligente e capaz de evidenciar a sua marca para o mundo. Ser criativo e colocar em prática as técnicas de constância mostradas acima, poderão ser o divisor de águas para você começar a ter renda usando a plataforma.

Conclusão

Podemos concluir que os aplicativos para dispositivos móveis não são mais um mero ecossistema de compartilhamento de entretenimento. Com o avanço das novas tecnologias e com a ascensão do marketing digital em nosso país, os apps vêm se consolidando como uma ferramenta de geração de renda, engajamento e posicionamento de marca. Compreender estes fatores são essenciais para que você possa usá-los estrategicamente para as suas estratégias.

Não fique apenas se perguntando sobre como usar o Pinterest para ganhar dinheiro.Busque também soluções para que o seu plano de negócio seja constante e direcionado para a sua audiência. Compreender o seu potencial público é fundamental dentro do marketing digital e atrelar o aplicativo do Pinterest a este objetivo pode ser uma solução plausível para você começar a ganhar os primeiros reais dentro da plataforma.

De modo geral, o Pinterest é muito mais do que apenas uma plataforma de ideias e inspiração. É uma ferramenta poderosa para empreendedores e profissionais digitais que desejam ganhar dinheiro online. Por isso, é sempre importante se aprofundar nas novas tendências e entender mais a fundo sobre como o mercado digital está se posicionando em nosso país. Quem tiver melhor domínio sobre esta realidade atual, é claro que terá resultados mais assertivos na ferramenta.

Lembre-se de que o sucesso leva tempo, então seja paciente e continue aprimorando suas estratégias. Desconfie sempre de quem oferece fórmulas prontas e milagrosas. A consistência é a base para que o seu negócio ganhe forma e atinja cada vez mais o público ideal, no momento certo.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para obter mais dicas e informações sobre como prosperar no mundo digital. Postamos conteúdos diariamente sobre o que há de melhor no mundo da tecnologia e do marketing digital. Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos. 

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais