blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

O que é modo root no celular? Entenda sobre os benefícios, os riscos e as principais recomendações ao utilizar este modo

Descubra o que é root no celular e saiba para quais tipos de usuário este modo é aconselhável.
o que é modo root no celular

Os aparelhos celulares deixaram de ser apenas um mero dispositivo eletrônico para fazer e receber chamadas. Com o avanço dos aplicativos mobile e também com a disseminação da internet no Brasil, muitos usuários começaram a ter um olhar mais analítico para as funcionalidades do smartphone. Em meio a este fato, o termo o que é modo root no celular vem ganhando espaço nas pesquisas orgânicas do Google.

Um dos principais fatores que impactam diretamente na tomada de decisão de um usuário, seja ele leigo ou mais experiente com o uso da tecnologia são as suas necessidades. Portanto, é sempre importante ter em mente que tais recursos do aparelho precisam suprir as suas exigências, caso contrário, não adianta explorar recursos que não farão sentido para o seu dia a dia.

Independentemente das suas tarefas, seja ela para trabalho, comunicação ou entretenimento, compreender a relevância dos aparelhos celulares no Brasil é primordial. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada no ISTOÉ, o país tem 160,4 milhões de pessoas com telefone celular para uso pessoal. Ou seja, este número é bastante representativo e reflete de forma direta como os usuários podem utilizar o smartphone.

A curiosidade dos usuários também chamam a atenção e em meio isso, o termo sobre o que é modo root no celular vem ganhando força nos últimos meses no Brasil. E para te ajudar a entender melhor sobre este contexto, decidimos elaborar este artigo. Iremos explicar da forma mais detalhada possível sobre os principais benefícios, os riscos e também quais são as recomendações ao utilizar este modo.

O que é modo root no celular?

o que é modo root no celular
Foto: Unsplash – Adrien

O termo “modo root” refere-se ao acesso privilegiado concedido a um usuário no sistema operacional Android, permitindo controle total sobre o dispositivo. Essencialmente, é a obtenção de permissões de administrador, dando ao usuário acesso irrestrito a partes do sistema que normalmente estão inacessíveis para o usuário médio.

Como sabemos, a tecnologia está em constante evolução e novos recursos são disponibilizados para diferentes funcionalidades. Para os usuários que buscam mais flexibilidade na hora de executar aplicativos, o modo root pode ser uma solução interessante, pois o aparelho ganha mais ‘liberdade’ em certos recursos.

É sempre importante destacar que o sistema operacional Android é construído com medidas de segurança que limitam o acesso a certas partes do sistema para proteger os usuários de possíveis danos ou explorações maliciosas. O modo root, por outro lado, ignora essas restrições, concedendo ao usuário controle total sobre o sistema operacional e hardware. O artigo do site Tecnoblog, por exemplo, explica em detalhes sobre como deixar o seu smartphone Android mais protegido.

Modo root e as permissões do aparelho

Quando um dispositivo é “rootado”, o usuário tem permissões elevadas para modificar arquivos do sistema, instalar aplicativos avançados, fazer ajustes no kernel, remover aplicativos pré-instalados (conhecidos como bloatware), personalizar totalmente a aparência e funcionamento do sistema, e muito mais.

Vale destacar também que o Android oferece um sistema de código aberto, o que acaba permitindo novas customizações no aparelho. Dependendo da experiência do usuário, é possível fazer adaptações ainda mais complexas no dispositivo, o que acaba deixando as permissões do aparelho aberta para a troca de software (ROM), por exemplo. Entenda o que é Custom ROM no celular.

Existem várias maneiras de obter acesso root, e elas podem variar de acordo com o dispositivo Android e também pelo fabricante. Normalmente, envolve o uso de ferramentas específicas, aplicativos ou softwares desenvolvidos por terceiros, e pode exigir conhecimento técnico para ser realizado com segurança.

Podemos definir que o modo root no celular é uma customização feita pelo próprio usuário que concede controle total sobre um dispositivo Android, oferecendo a liberdade de personalização e otimização, mas vem com riscos substanciais que devem ser cuidadosamente considerados antes de realizar o processo. 

Se você quer saber mais sobre o que é modo root no celular, deixamos o vídeo do canal LuizFLB. Ele explica um pouco mais sobre este procedimento. 

Os principais problemas ao utilizar o modo root no celular

Agora que você já sabe sobre o que é modo root no celular, é importante entender também que nem tudo são flores. Assim como qualquer modificação feita nos dispositivos celulares, é possível ter problemas futuros. Pensando nisso, preparamos os principais problemas que você pode encontrar ao realizar o root no seu aparelho:

  • Anulação da garantia: Se você tem um aparelho novo que ainda está na garantia, talvez seja melhor esquecer sobre o que é modo root no celular. Ao realizar o root, é comum que a garantia do dispositivo seja anulada. A maioria dos fabricantes não oferece suporte a dispositivos que foram modificados dessa maneira, o que significa que quaisquer problemas que surjam após o root podem não ser cobertos pela garantia.

  • Riscos de segurança aumentados: Vale sempre salientar que o acesso root pode expor o dispositivo a riscos de segurança mais elevados. Portanto, ao conceder permissões avançadas, saiba que isso abre-se a possibilidade de instalar aplicativos maliciosos ou fazer modificações no sistema que podem comprometer a segurança do dispositivo, resultando em vulnerabilidades significativas.

  • Danos ao sistema operacional: Modificar configurações avançadas do sistema operacional sem conhecimento técnico apropriado pode resultar em danos irreversíveis ao dispositivo. Uma alteração inadequada pode levar a problemas de inicialização, perda de dados ou até mesmo tornar o dispositivo inutilizável (um fenômeno conhecido como “brick“). Saiba mais sobre o que é brick em um celular no artigo do Tecmundo.

  • Problemas de desempenho e estabilidade: Embora o objetivo do root seja otimizar o desempenho do dispositivo, alterações inadequadas podem ter o efeito oposto. Se não forem tomadas as devidas precauções ao modificar o sistema, isso pode levar a problemas de desempenho, travamentos frequentes ou até mesmo redução da vida útil do dispositivo. Boas práticas, por exemplo, pode ser uma solução interessante para quem busca performance em um smartphone. Descubra como deixar o celular mais rápido.

  • Incompatibilidade com atualizações de software: Dispositivos com root podem encontrar dificuldades ao receber atualizações oficiais de software. As atualizações podem falhar ou até mesmo se recusar a instalar em dispositivos com modificações no sistema, deixando o usuário com um dispositivo desatualizado e com possíveis vulnerabilidades de segurança.

É crucial ponderar cuidadosamente os riscos em relação aos benefícios antes de decidir realizar o root no celular. Para usuários comuns, pode não ser recomendado, já que a maioria das funcionalidades essenciais pode ser alcançada sem a necessidade de alterar as configurações do sistema.

Entenda sempre as suas necessidades! O que irá fazer a diferença ao longo do seu dia a dia serão os seus hábitos. Avalie sempre se realmente há necessidade de modificar o sistema. Se você é um usuário que realiza tarefas básicas no smartphone, talvez não seja o caso de realizar esta modificação.

Lembre-se: é altamente recomendável buscar orientação especializada ou informações detalhadas antes de proceder com o root em um dispositivo móvel. Afinal, tudo custou dinheiro, não é mesmo?

Os principais benefícios ao utilizar o modo root

o que é modo root no celular
Foto: Unsplash – Daniel Romero

Entender sobre o que é modo root no celular vai além do contexto teórico. Como sabemos, existem diversos tipos de usuário e cada um possui as suas particularidades. Se você é um usuário que quer explorar novos horizontes, preparamos também alguns dos principais benefícios ao utilizar o root no seu dispositivo. 

  • Personalização avançada: A personalização é sem dúvidas o carro chefe para quem busca realizar a modificação no aparelho. O acesso root oferece uma personalização sem precedentes. Os usuários podem modificar completamente a interface do usuário, instalar ROMs personalizadas e modificar o sistema operacional para atender às suas preferências específicas. O processo de personalização pode incluir e alterar temas, ícones, fontes e muito mais.

  • Remoção de bloatware: O bloatware consiste em aplicativos pré-instalados pelos fabricantes que ocupam espaço de armazenamento e recursos do sistema sem oferecer benefícios significativos aos usuários. Com o root, é possível remover esses aplicativos indesejados, liberando espaço e melhorando o desempenho do dispositivo. Saiba mais sobre o que é bloatware no artigo do Techtudo.

  • Otimização do desempenho: Os usuários podem ajustar configurações do sistema, como velocidade do processador, controle de temperatura, gerenciamento de RAM e outros aspectos para melhorar o desempenho geral do dispositivo. Essa otimização pode resultar em um sistema mais rápido e eficiente.

  • Acesso a aplicativos avançados: Alguns aplicativos requerem permissões avançadas para funcionar plenamente. Com o root, os usuários podem instalar aplicativos exclusivos que aproveitam ao máximo o potencial do sistema operacional Android. Entenda sempre os aplicativos que você mais utiliza e veja se está adaptado ao modo root.

  • Controle de permissões de aplicativos: O acesso root permite um controle mais granular sobre as permissões concedidas aos aplicativos. Os usuários podem conceder ou negar permissões específicas, o que pode aumentar a segurança e a privacidade do dispositivo.

  • Backup completo do sistema: Com o root, é possível fazer backups completos do sistema, incluindo todos os dados e configurações. Este modo de backup é extremamente útil em situações de emergência, permitindo a restauração completa do dispositivo em caso de falhas ou problemas no sistema. Saiba como fazer backup de um celular para outro.

  • Maior autonomia de bateria: Alguns aplicativos e ferramentas específicas para gerenciamento de energia, disponíveis apenas com root, podem prolongar a vida útil da bateria, permitindo um controle mais preciso sobre seu uso.

Como pudemos observar, o modo root oferece uma gama de benefícios para usuários experientes que desejam personalizar, otimizar e explorar completamente as capacidades de seus dispositivos Android.

Se você possui facilidade em mexer nos recursos avançados do Android e é um entusiasta dos meios tecnológicos, este modo pode ser bastante interessante. Porém, seja sempre cauteloso, busque sempre por fontes confiáveis e faça um backup completo antes de executar comandos complexos no dispositivo. #FicaaDica.

Conclusão

o que é modo root no celular
Foto: Unsplash – TechieTech

Entender sobre o que é modo root no celular é uma tarefa complexa e que poderá guiar um grupo seleto de usuários — principalmente para quem é mais entusiasta da tecnologia. Para este perfil de usuários, eles podem querer testar aplicativos em um nível mais profundo, realizar modificações específicas no sistema operacional ou até mesmo criar ROMs personalizadas para dispositivos Android.

Assim como qualquer outra modificação realizada em um dispositivo eletrônico, você terá prós e contras. Podemos destacar o ponto positivo como a flexibilidade na hora de personalizar o seu smartphone. Se você quer ter essa ‘liberdade’ o modo root pode ser uma solução interessante. Por outro lado, ao habilitar este modo você perderá a garantia do aparelho e poderá ter problemas de segurança no futuro.

Se utiliza algum recurso em específico no smartphone, o modo root também pode ser uma solução plausível, pois algumas ferramentas e aplicativos requerem acesso root para funcionar plenamente. 

Fique atento! Para usuários comuns que não possuem experiência técnica ou que não estão dispostos a correr riscos futuros, é mais prudente evitar o acesso root e aproveitar as funcionalidades padrão do dispositivo. Antes de optar por utilizar o modo root, é fundamental pesquisar e considerar cuidadosamente os prós e contras dessa modificação.

Gostou do nosso artigo sobre o que é modo root no celular? Então fique ligado! Diariamente, postamos conteúdos sobre tecnologia e marketing, itens essenciais para potencializar a sua produtividade. Assine também a nossa Newsletter e receba por e-mail conteúdos totalmente exclusivos. O procedimento é simples e totalmente gratuito. Não perca tempo.

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais