blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

PS4 esquentando muito? Conheça os principais motivos deste problema e melhore a performance do seu console

Entenda por quais motivos o seu PlayStation 4 está esquentando e saiba como evitar este problema.
ps4 esquentando muito

Com a onda de calor extremamente excessiva em diferentes partes do país, muitos usuários recorrem ao Google para entender como os equipamentos eletrônicos se comportam. E um dos termos relevantes nos últimos dias foi: PS4 esquentando muito. Portanto, se você está recebendo alertas de superaquecimento no seu console, este texto é para você!

Neste final de ano, realizamos diferentes testes no PS4 para entender se ela ainda é uma boa opção para quem está com a grana apertada. E não há dúvidas que o aparelho oferece gráficos relevantes assim como o seu conteúdo multimídia, como acesso ao YouTube, Netflix, Spotify, etc.

O modelo que temos aqui em nossa redação, é o Fat de 500GB, que para muitos técnicos de plantão, este é o modelo mais problemático dos PS4. Mas para a nossa surpresa, o console vem desempenhando uma performance bastante considerável — ainda mais se colocarmos em consideração a sua idade, por ser a primeira safra do PlayStation 4.

Além disso, a temperatura do console também se mostrou até estável, mesmo sem estar em um ambiente com ar condicionado. Mas você ainda pode estar se perguntando: PS4 esquentando muito é algum sinal de alerta? O que é preciso fazer nessas situações? Preciso levar para algum técnico? É isso que iremos explicar com o máximo de detalhes possível. 🙂

PS4 esquentando muito: os principais motivos

ps4 esquentando muito
Foto: Unsplash – Fabian Albert

Como já dissemos em outros textos, os consoles de videogame são verdadeiras janelas para mundos virtuais imersivos e experiências inesquecíveis. Entre eles, o PlayStation 4 é um dos preferidos de muitos gamers, mas é crucial entender a importância de mantê-lo funcionando dentro das temperaturas recomendadas pelo fabricante. 

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, ter aquecimento é normal e isso faz parte desde o primeiro momento que ele tem contato com a sua rede elétrica. Porém, este aquecimento não pode ser excessivo, pois ele afetará de forma direta a sua performance e também a saúde dos demais componentes do console, como o armazenamento.

Vamos entender os principais motivos do PS4 estar esquentando muito?

  • Acúmulo de poeira e obstrução dos respiradouros: Os consoles de jogos como o PS4 possuem sistemas de ventilação interna para dissipar o calor gerado pelos seus componentes. Com o tempo, os ventiladores e os respiradouros do console podem acumular poeira. Essa sujeira pode obstruir os respiradouros, dificultando a saída de ar quente do interior do console. Como resultado, o calor se acumula dentro do PS4, aumentando sua temperatura. Portanto, é essencial fazer uma limpeza diária nas partes externas do console para evitar o acúmulo de poeira.

  • Ambiente e circulação de ar inadequados: Outro ponto fundamental é o ambiente onde o aparelho é colocado. Em nossos testes, por exemplo, deixamos o PS4 em ambientes distintos e percebemos que na sala o acúmulo de poeira foi maior do que no quarto. Ou seja, o local onde o console é colocado desempenha um papel crucial na sua temperatura. Se colocado em espaços confinados, mal ventilados ou próximos a outras fontes de calor, como TVs, roteadores ou sistemas de entretenimento, o PS4 pode ter dificuldades para se resfriar adequadamente. A falta de circulação de ar ao redor do console pode fazer com que ele esquente mais do que o normal.

  • Uso excessivo ou prolongado: Quando o PlayStation 4 é utilizado por longos períodos sem pausas, como em sessões de jogo prolongadas, os componentes internos têm menos oportunidades para esfriar. Isso pode sobrecarregar o sistema de resfriamento do console, resultando em um aumento significativo da temperatura interna. No fórum do Adrenaline, você pode conferir um pouco mais sobre quanto tempo o PS4 fica ligado em média entre os usuários.

  • Problemas de hardware ou falhas no sistema de resfriamento: Em alguns casos, falhas nos componentes de hardware do PS4, como os ventiladores ou dissipador de calor, podem levar ao superaquecimento. Problemas elétricos ou mecânicos podem afetar a capacidade do sistema de resfriamento do console, resultando em temperaturas mais altas do que o normal. Conheça melhor sobre o hardware do PS4 no artigo do Canaltech.

  • Desgaste com o tempo: Com o uso contínuo ao longo do tempo, os componentes internos do PlayStation 4 podem sofrer desgaste. Isso pode incluir a diminuição da eficiência dos ventiladores, bem como a degradação da pasta térmica, que é responsável por facilitar a transferência de calor entre os componentes.

PS4 esquentando muito pode ser um sinal de alerta também pela forma que você utiliza. Muitos usuários recorrem ao PS4 como uma plataforma multimídia e de compartilhamento de arquivos na rede. Ou seja, o console fica ligado o dia inteiro para ser acessado via internet local. Essa tarefa exige uma alta carga de energia, o que acaba influenciando posteriormente em futuros recursos.

Vale reforçar também que o console ainda é uma boa opção, porém, a forma que você irá operar será bastante relevante. Portanto, adotar boas práticas de uso nunca é demais. Descubra se ainda vale a pena comprar um PS4.

Dicas essenciais para evitar o superaquecimento do console

Não é interessante ficar apenas na teoria sobre o PS4 esquentando muito. Tomar ações pontuais e também estratégicas serão primordiais para elevar a durabilidade do seu PlayStation 4. Pensando nisso, preparamos também algumas das principais dicas para evitar uma carga energética excessiva. 

  • Intervalos e descanso para o console: Evite longas sessões de jogo contínuas. Deixe intervalos regulares para o PS4 descansar, desligando-o ou deixando-o em modo de espera para permitir que os componentes internos esfriem. Em nossos testes, os intervalos tiveram um resultado interessante, pois conseguimos diminuir em 7 graus a temperatura do console após um período sem uso.

  • Elevação e base para melhor ventilação: Utilize bases ou suportes apropriados para elevar o console. Isso ajuda na dissipação de calor, permitindo que o ar circule livremente ao redor do PS4 e dos seus respiradouros.

  • Manter atualizações de software: Este item é muitas das vezes deixado de fora, porém, o software oficial é trabalhado para que o aparelho possa oferecer o melhor desempenho. Portanto, é fundamental que você mantenha o firmware do PS4 sempre atualizado. As atualizações frequentemente incluem melhorias no sistema de resfriamento e podem corrigir problemas que possam causar o superaquecimento.

  • Manutenção preventiva: A manutenção preventiva é importante não só para os consoles de games, mas para diversos equipamentos eletrônicos. É aqui que muitas das vezes a “mágica” acontece. Portanto, considere a troca periódica da pasta térmica do PS4. Com o tempo, essa pasta pode secar ou se deteriorar, comprometendo a eficiência da transferência de calor entre os componentes internos.

  • Verificação das ventoinhas e componentes internos: Certifique-se de que as ventoinhas do PS4 estejam funcionando corretamente. Qualquer falha nas ventoinhas pode afetar o fluxo de ar, levando ao superaquecimento. Além disso, verifique se não há obstruções nos componentes internos do console.

É claro que existem outras técnicas para evitar um superaquecimento no PS4. Porém, se você conseguir seguir de forma estratégica os itens acima, pode ter certeza que o desempenho e a durabilidade do seu aparelho serão elevados.

O tópico de atualização do console é fundamental, pois já recebemos relatos de alguns usuários que tiveram o problema resolvido após aplicar patches de segurança e desempenho enviados pela Sony. Vamos entender um pouco melhor sobre isso?

A importância das atualizações de software

ps4 esquentando muito
Foto: Unsplash – Nikita Kachanovsky

As atualizações de software são projetadas para corrigir problemas identificados no sistema operacional do PS4. Os patches são responsáveis por corrigir falhas, erros de software e outros bugs que podem afetar negativamente o desempenho ou a estabilidade do console.

Algumas atualizações são necessárias para garantir que o console seja compatível com os mais recentes lançamentos de jogos. Além disso, novos recursos ou funcionalidades podem ser adicionados através das atualizações, oferecendo aos usuários uma experiência mais rica e atualizada.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o PS4 recebeu ao menos três atualizações pontuais de software, o que acabou resolvendo bugs críticos de performance, melhorando consideravelmente o desempenho do aparelho em diferentes títulos e também nos conteúdos multimídia.

Vale reforçar também que ao manter seu PS4 atualizado com as últimas versões de software fornecidas pela Sony, você terá acesso ao suporte técnico oficial. Ainda é possível encontrar modelos de PlayStation 4 com garantia de fábrica, o que pode ser fundamental se você precisar de ajuda ou assistência para resolver problemas relacionados ao console.

Em resumo, as atualizações de software para o PlayStation 4 são cruciais não apenas para melhorar o desempenho e a estabilidade do console, mas também para garantir a segurança dos dados pessoais dos usuários e também evitar possíveis superaquecimentos desnecessários. Lembre-se: manter o firmware atualizado é uma prática recomendada para usufruir de todas as vantagens oferecidas pelo console e garantir uma experiência de jogo mais segura e eficiente. Além disso, é um hábito que precisa ser adotado para diferentes dispositivos eletrônicos.

PS4 esquentando muito, o que fazer mesmo após as recomendações?

Como vimos acima, há diferentes ocasiões nas quais o seu console pode esquentar. Porém, é importante tomar algumas medidas pontuais para evitar maiores problemas. Vamos entender um pouco mais?

  • Contato com o suporte técnico da Sony: Se o seu PS4 estiver dentro do período de garantia ou se você suspeitar de problemas mais graves, entre em contato com o suporte técnico oficial da Sony para obter orientação ou assistência. Por isso, é fundamental manter o software oficial do console, assim como os recursos disponíveis na galeria.

  • Profissional de sua confiança: Procure um técnico especializado em consoles de videogame para fazer uma verificação detalhada do seu PS4. Eles podem identificar problemas mais sérios, como falhas nos componentes internos, ventiladores defeituosos ou problemas de hardware. Se você não tiver conhecimentos mínimos sobre como abrir o console e muito menos sobre os seus componentes, não faça o procedimento em casa. Isso poderá causar maiores problemas no seu dispositivo. #FicaaDica.

  • Ventilação adequada: Certifique-se de que o console está em um local bem ventilado e sem obstruções ao redor dos respiradouros. Remova qualquer objeto que possa estar bloqueando a saída de ar do console. Essa etapa pode parecer simples, mas muitos usuários costumam deixar os equipamentos eletrônicos em lugares com baixa resfriação, o que acaba impactando diretamente na performance do aparelho.

Lembrando que, em casos extremos ou persistentes de superaquecimento, é essencial buscar ajuda profissional para evitar danos irreparáveis ao console. Manter o PlayStation 4 em boas condições e seguir as práticas de prevenção é fundamental para evitar situações críticas de superaquecimento.

Outro ponto relevante é a limpeza do console e dos seus controles. Manter o aparelho devidamente higienizado e sem marcas de gordura é fundamental para evitar o surgimento de insetos. Muitos usuários tiveram relatos de insetos dentro do console após a falta de uma higienização básica. Qualquer inseto que ocupar o espaço interno do aparelho, poderá ocasionar um aquecimento extra. Portanto, bons hábitos de higiene também será um diferencial para prolongar a durabilidade do seu PlayStation 4.

Conclusão

ps4 esquentando muito
Foto: Unsplash – Fabian Albert

PS4 esquentando muito vai além de um mero fato. Existem diferentes possibilidades que podem ocasionar o superaquecimento do console. Porém, ter bons hábitos pode ser uma solução extremamente relevante quando o assunto é a durabilidade do aparelho. Ao adotar ações simples, você poderá economizar dinheiro e de quebra ter um console mais durável.

Fazer manutenções preventivas é também uma etapa essencial para o PS4 — assim como para diversos outros equipamentos eletrônicos. Portanto, é importante consultar um profissional qualificado ou até mesmo consultar o fabricante caso o aparelho ainda esteja na garantia.

Podemos concluir que manter o PlayStation 4 funcionando dentro das temperaturas recomendadas pelo fabricante é essencial para garantir uma experiência de jogo sem interrupções e prolongar a vida útil do console. Ao seguir dicas simples, como manter o ambiente adequado, realizar limpezas regulares e realizar manutenções preventivas, você pode evitar problemas de superaquecimento.

Quer mais dicas e novidades sobre tecnologia e marketing digital? Continue sempre ligado em nosso site! Diariamente, postamos conteúdos relevantes para elevar a sua produtividade. Assine a nossa Newsletter e receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail. O procedimento é rápido e totalmente grátis.

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais