blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Xbox Series X ou PS5? Descubra qual console possui o menu mais intuitivo para o usuário

Conheça as principais diferenças entre os menus do Xbox Series X e do PS5 e saiba como isso pode impactar na sua tomada de decisão.
Xbox Series X ou PS5

Você já parou para pensar como os menus dos consoles se comportam e como eles impactam na experiência final dos usuários? Além da questão gráfica dos jogos em si, ter um menu responsivo e que corresponda aos principais anseios do público é uma tarefa bastante discutida entre os fabricantes. Mas afinal, qual console da nova geração possui um menu mais flexível: Xbox Series X ou PS5? É isso que iremos discutir ao longo deste artigo e que trará uma reflexão mais sólida antes de você fazer a sua escolha final.

É importante ressaltar que ambos os consoles oferecem uma experiência positiva para boa parte do usuário. Porém, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora da tomada de decisão, e isso é normal em qualquer área do mercado. Ao longo dos anos, tanto a Sony como a Microsoft vem trabalhando arduamente para oferecer recursos mais precisos e que facilitem a vida do usuário, seja na hora de navegar pelos menus principais e até mesmo durante a jogatina.

Não podemos deixar de mencionar que a busca para oferecer uma boa experiência para o usuário é uma tarefa que vem sendo trabalhada na comunidade gamer. A forma como o usuário navega pelo console, as customizações e o tempo gasto nos menus, por exemplo, são alguns dos fatores que são estudados pelas fabricantes. Afinal, o público final será o norteador chave para movimentar a sua economia. O artigo do site Liferay contextualiza sobre a importância da experiência do usuário e como isso impacta diretamente em nossas ações.

Se você está em dúvidas entre o Xbox Series X ou PS5, é importante compreender melhor sobre as principais diferenças entre os menus que iremos abordar ao longo deste texto. Para os usuários mais exigentes e que prezam pela solidez visual, flexibilidade e acessibilidade ao iniciar o console, este artigo será fundamental para que você possa escolher um console que atenda às suas necessidades.

A importância de um menu interativo

Escrever um artigo sobre Xbox Series X ou PS5 seria o caminho mais óbvio e comum para boa parte dos sites de tecnologia e marketing. Porém, a interatividade do menu é também um elemento essencial e que precisa ser levado em consideração na hora de optar por um novo console de nova geração.

Podemos citar como um exemplo clássico, a experiência do usuário ao navegar por um site. Você provavelmente já deve ter visitado um website onde a sua experiência não foi nada positiva, não é mesmo? Talvez você tenha precisado ajustar o zoom do seu celular para poder navegar entre os menus e isso afetou negativamente a reputação do site. Pois é, isso é apenas um exemplo que me veio à cabeça agora e que reflete diretamente na importância de desenvolver um projeto focado na experiência do elemento principal que irá consumir o produto, o usuário.

Muitos usuários buscam compreender sobre como é a questão gráfica dos jogos no PS5 e no Xbox Series X, mas não se preocupam em se atentar como os menus foram desenvolvido e como isso irá te ajudar ao longo da sua jogatina, na hora de navegar entre os aplicativos, de fechar novas janelas e conversar com os amigos. O conceito de um menu interativo vai além de paisagens bonitas e em alta definição. É importante levar em consideração a praticidade, a acessibilidade e também a versatilidade para fazer ações multitarefas.

Para os usuários mais curiosos e que buscam explorar ao máximo o console, ter um menu interativo será fundamental para isso. Este conceito se torna relevante quando os jogadores podem navegar facilmente pelos menus e encontrar recomendações relevantes. Ao se deparar com o menu de recomendações em momentos oportunos e de fácil localização, por exemplo, a descoberta se torna mais eficiente e prazerosa. 

Podemos definir a relevância de um menu interativo como a capacidade do mesmo de ser facilmente compreendido e navegado, independentemente do nível de experiência do jogador. Ter isso em mente é um ponto importante na hora de escolher entre Xbox Series X ou PS5.

Como funciona o menu do Xbox Series X?

Agora que você já sabe sobre a importância dos menus e como eles impactam diretamente na nossa produtividade, é hora de nos aprofundar sobre as principais funcionalidades do menu do Xbox Series X.

O Xbox Series X, conta com um menu principal conhecido como Xbox Dashboard. Esse menu é o ponto de partida para a maioria das interações do usuário com o console e oferece uma série de recursos notáveis que podem impactar significativamente a experiência final do jogador, seja ele casual ou competitivo. Preparamos alguns conceitos que estão disponíveis no Xbox Dashboard, vamos entender melhor?

  • Layout: O layout do Xbox Dashboard é baseado no sistema operacional Windows 10, o que pode parecer um pouco mais familiar por boa parte dos usuários. O menu é também organizado de forma lógica, apresentando uma grade de ícones que permite aos usuários acessar jogos, aplicativos e configurações rapidamente. Se você está habituado com os serviços da Microsoft, como o Windows, por exemplo, este estilo de menu pode ser uma opção interessante.

  • Personalização: Uma das principais características do menu do Xbox Series X é a sua personalização. Dentro das configurações iniciais do menu, você tem a liberdade de escolher papéis de parede, cores e até mesmo a organização dos ícones no menu. Portanto, se você curte algo mais customizado, os recursos de personalização podem ser um diferencial.

  • Painel social: O Xbox Dashboard também inclui um painel social, onde os jogadores podem interagir com amigos, verificar notificações e iniciar conversas de voz ou texto. O menu é exibido de forma imediata e dificilmente terá problemas com delay ao abrir o Painel Social. Isso se dá pela tecnologia de armazenamento que vem embarcado no Xbox Series X, o SSD. Saiba mais sobre a eficácia deste armazenamento no artigo da Adrenaline.

  • Integração com serviços Xbox: Outro ponto interessante do Xbox Dashboard, é a integração imediata com outros serviços da fabricante, como: Xbox Game Pass e o Xbox Live Gold. Como já sabemos, a versatilidade de um bom menu é essencial para elevar a experiência do usuário e neste cenário, podemos entender que a Microsoft acertou em deixar os serviços fáceis de serem encontrados.

Como vimos, essas funções presentes no Xbox Series X podem ser relevantes na hora de escolher o seu console de nova geração. Podemos destacar a parte de customização. Este quesito oferece uma vasta oportunidade de deixar o visual do vídeo game com a sua cara já no momento de iniciar o console.

Como funciona o menu do PS5?

Xbox Series X ou PS5
Foto: Unsplash – Kerde Severin

A proposta do menu do PS5, desenvolvido pela Sony, traz consigo um menu principal conhecido como PlayStation Dynamic Menu. Este menu passou por algumas mudanças pontuais quando comparamos a última versão que contempla o PS4 e promete oferecer várias características e funcionalidades notáveis. Vamos entender um pouco melhor?

  • Integração com jogos: A integração com os jogos ficaram mais fáceis com esta nova versão do Dynamic Menu. É possível criar espécies de “cards” no menu que fornecem acesso rápido a informações relevantes do jogo, como missões, conquistas e até mesmo dicas úteis. É uma mudança bastante significativa que irá exibir em detalhes o seu desempenho ao longo da sua jogatina sem sair do jogo em execução.

  • Central de controle: Outra interface bastante significativa que foi apresentada no PS5 é a central de controle. Essa funcionalidade oferece uma gama de recursos, como ajuste de volume, acesso rápido às mensagens e até mesmo a capacidade de iniciar jogos recentes ou amigos online, tudo isso sem interromper a jogabilidade.

  • Multitarefa: Como vimos no início deste artigo, os recursos multitarefas são primordiais em diversos equipamentos, e para os consoles de nova geração este item é ainda mais importante. De modo geral, o menu multitarefa do PS5 permite que você possa alternar rapidamente entre vários aplicativos e jogos em execução. Esta funcionalidade é útil para os usuários que desejam acessar aplicativos de streaming, verificar mensagens ou fazer outras tarefas.

  • Personalização: Assim como o Xbox Series X, o PS5 também oferece recursos de personalização, porém, ele é mais limitado quando comparamos com o console da Microsoft. Portanto, se você busca mais flexibilidade na hora de personalizar o menu principal do seu game, o PS5 deixa um pouco a desejar neste quesito.

Escolher entre um Xbox Series X ou PS5 pode ser um desafio bastante complexo, afinal, o custo dos aparelhos são elevados para a situação do Brasil. Porém, independente da escolha, entender o conceito e a importância dos menus é essencial para que você tenha uma experiência satisfatória ao consumir os principais conteúdos e jogos. Se você quer se aprofundar ainda mais sobre a relevância do PlayStation Dynamic Menu, o artigo do Techtudo explica em detalhes sobre este novo sistema visual.

Outro fator que merece destaque é a acessibilidade. Estamos vivendo um mundo onde a inclusão precisa ser devidamente difundida e a acessibilidade dos menus é outro ponto que merece ser discutido neste artigo. Vamos entender melhor sobre o papel de ter um menu acessível nos consoles?

O papel da acessibilidade no Xbox Series X e no PS5

Ter um console acessível é essencial por diversos fatores, porém, um dos principais é a inclusão. E falar de inclusão é pensar no futuro e na possibilidade de tornar um jogo eficiente para todos!  Vamos analisar como o Xbox Series X e o PS5 se destacam nesse quesito?

Xbox Series X:

  • Compatibilidade com controles adaptativos: O Xbox Series X demonstra um compromisso sólido com a acessibilidade, oferecendo ampla compatibilidade com controles adaptativos. Esta compatibilidade permite que jogadores com mobilidade limitada ou deficiências físicas possam personalizar seus controles para atender às suas necessidades individuais, garantindo que possam desfrutar de jogos sem barreiras.

  • Assistente de voz: Outro fator relevante embarcado no console da Microsoft, é o sistema de assistente de voz, que permite aos jogadores controlar o sistema e os jogos por meio de comandos de voz. Este recurso é interessante para os jogadores que possuem alguma dificuldade com a utilização de controles tradicionais.

PS5:

  • Recursos de texto para fala: O PS5 também coloca uma ênfase significativa no quesito acessibilidade, oferecendo recursos de texto para fala que podem auxiliar jogadores com deficiências visuais. Este recurso permite que o console leia em voz alta o texto presente na interface do usuário, tornando o sistema mais acessível para aqueles com problemas de visão. Vale destacar que este recurso pode ser ativado facilmente já no menu principal do console. 

  • Customização de controles: Embora não seja tão abrangente quanto o Xbox Series X, o PS5 oferece alguma customização de controles para atender às necessidades individuais dos jogadores. A customização de controles no PS5 pode ser particularmente útil para jogadores que desejam ajustar as configurações do controle para maior conforto e acessibilidade.

Podemos compreender que a acessibilidade é um aspecto crucial a ser considerado ao escolher um console de videogame, pois garante que a diversão e as experiências de jogo sejam acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades. Pensar na acessibilidade é enxergar o futuro e agregar uma jogatina mais justa e perfeita para todos! #FicaaDica.

Se você está pensando em tornar a sua jogatina ainda mais flexível no PS5 mas sem consumir toda a bateria do controle, deixamos como sugestão a nossa análise da base de carregamento do DualSense. Neste artigo, contamos em detalhes sobre a nossa experiência com este acessório.

Xbox Series X ou PS5?

Xbox Series X ou PS5
Foto: Unsplash – Anthony Choren

Como vimos neste artigo, escolher entre um Xbox Series X ou PS5 vai além dos quesitos gráficos nos jogos em si. Ter uma boa experiência do usuário é fundamental para que você possa explorar cada detalhe do console. E essa experiência precisa ser enxergada já no menu principal do console. Além disso, o fator da acessibilidade e como a empresa aplica este quesito nos menus é outro passo importante e que pode evidenciar a sua tomada de decisão.

Independentemente da sua escolha, ambos os consoles oferecem uma experiência de usuário sólida e estão equipados com recursos de acessibilidade para tornar o mundo dos videogames mais inclusivo. Porém, é interessante colocar as informações apresentadas neste artigo na balança e decidir por aquele console que você se identificou mais. De modo geral, ambos oferecem recursos de última geração e irão te proporcionar horas de diversão.

Vale destacar também que o mercado digital e de games estão em constante evolução e que novas atualizações poderão surgir para corrigir bugs ou acrescentar novas funcionalidades no menu. Entender sobre este fator é também um ponto interessante que você precisa levar em consideração ao mergulhar no mundo tecnológico.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor as características dos menus do Xbox Series X e do PS5, assim como a importância da usabilidade e da acessibilidade. Quer ficar por dentro das maiores novidades da tecnologia e do marketing digital? Continue acompanhando o nosso site! Postamos conteúdos diariamente para que você possa aproveitar as melhores dicas. Assine a nossa Newsletter e receba novos conteúdos em seu e-mail.

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais