blog sobre marketing digital e tecnologia
Search
Close this search box.

Como divulgar um produto no Status do WhatsApp? 7 dicas essenciais para elevar as suas vendas

Entenda como o status do WhatsApp pode ser uma solução interessante para evidenciar o seu negócio.
como divulgar um produto no status do whatsapp

Empreender é um enorme desafio para quem está dando os primeiros passos. Se você está com a grana apertada e não consegue fazer o tráfego pago, saiba que o WhatsApp pode ser uma solução inteligente. Neste artigo, você entenderá melhor sobre como divulgar um produto no status do WhatsApp de maneira estratégica. Dicas essenciais para você sair hoje mesmo da teoria. 🙂

É sempre importante entender também que o marketing digital é um processo que demanda constância, ou seja, dificilmente você terá resultados efetivos nos primeiros dias, nas primeiras semanas, ou até mesmo nos primeiros meses dependendo do seu segmento de mercado.

O grande desafio para muitos empreendedores que enxergam o marketing digital como uma solução, é a constância. Muitas empresas querem resultados para ontem, porém, nem tudo é mil maravilhas. Alinhar as expectativas com o seu plano de negócio e objetivos é a base para que a sua campanha publicitária tenha tração e atraia o público correto, no momento oportuno. 

Se você já utiliza o WhatsApp, mas está com dificuldades para atrair novos clientes, este outro artigo pode ser um caminho a ser considerado. Agora, se você já possui algum resultado, mas enxerga o status como uma real oportunidade, é hora de conferir cada detalhe deste texto sobre como divulgar um produto no status do WhatsApp. Queremos que no final, você coloque em ação tudo o que explicamos.

Marketing digital e WhatsApp: sinônimos de conversão

Se voltarmos há pelo menos 15 anos atrás, era quase impossível imaginar um aplicativo de conversas instantâneas como uma referência para gerar vendas. A tecnologia é sem dúvidas o norteador central de tudo isso, assim como os aplicativos e os dispositivos móveis.

Atrelar boas técnicas de comunicação com o marketing é essencial para qualquer empresa que visa se posicionar e tornar uma referência em um mercado que está cada dia mais inflado pela concorrência.

Vender pelo WhatsApp é ir além de criar uma conta profissional pelo WhatsApp Business. É entender as principais dores e objeções do seu público. — Sim, o WhatsApp Business é importante, é relevante para enfatizar a sua marca, porém, o seu empreendimento precisa ser humanizado, precisa tocar na ferida do seu cliente. 

A conversão é um processo. É um processo do seu trabalho, das suas estratégias, e claro, do seu produto final. Não adianta nada ter um pleno atendimento, se o seu produto ou serviço for falho. O mesmo vale para o modo ao contrário. Portanto, antes de se engajar no mercado digital, é importante conhecer em cada detalhe o seu propósito de mercado.

O WhatsApp é apenas uma ferramenta a mais para se posicionar no mercado e divulgar o seu negócio. Fazer acontecer está ligado diretamente nas suas ações. Por isso, é sempre válido se aprofundar nas melhores técnicas do mercado e explorar cada recurso dos aplicativos em questão. Saiba mais como usar todas as ferramentas do WhatsApp Business no artigo da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Outro fator essencial e que precisa estar ligado diretamente no seu plano de negócio, é o posicionamento. É quase impossível entender como divulgar um produto no status do WhatsApp, sem ter um entendimento prévio sobre a relevância do posicionamento no mercado digital. É isso que iremos detalhar no tópico a seguir.

A relevância do posicionamento no marketing digital

Você já imaginou criar uma oferta persuasiva para ser divulgada no status do seu WhatsApp, mas a mensagem não impacta diretamente as dores do seu receptor? Pois é, isso é bastante frustrante e irá impactar na sua produtividade.

Uma das soluções mais acessíveis para melhorar o seu posicionamento no marketing digital e que irá impulsionar os seus resultados com as vendas pelo status do WhatsApp, é a criação de uma identidade visual sólida e impactante. O quesito visual é onde o seu público terá a primeira impressão, é onde a tomada de decisão ocorre em muitas das vezes.

Vender todos os dias é excelente, é o que irá fazer a roda do seu negócio girar, porém, a identidade visual jamais poderá ser considerada como um custo extra. É importante considerar a identidade visual como um posicionamento de negócio a longo prazo. Podemos contemplar a identidade visual em quatro princípios essenciais:

  • Consistência de marca: A consistência na identidade visual é essencial para estabelecer e reforçar o reconhecimento da marca. Esta etapa é fundamental, pois ao usar o mesmo logotipo, cores, fontes e estilo em todos os materiais de marketing, incluindo as imagens e vídeos que você compartilha no WhatsApp, você irá transmitir mais notoriedade para o seu potencial cliente. Quando seus clientes veem uma imagem ou status, eles devem instantaneamente associá-lo à sua marca de maneira sólida e coesa.

  • Autoridade e confiança: Se você parar para observar as marcas mais famosas e relevantes do mundo, o trabalho em criar autoridade e confiança é contínuo. Pois é, uma identidade visual profissional transmite autoridade e confiança para diversos segmentos do mercado. Ela sugere que você é um especialista no seu campo e que seu produto ou serviço é digno de confiança. Os clientes são mais propensos a comprar de uma empresa que projeta uma imagem profissional, pois isso sugere que a empresa investe tempo e esforço em seus produtos e serviços.

  • Destacando-se da concorrência: Em um mercado amplamente competitivo, a identidade visual pode ser um fator decisivo para os clientes. Se sua marca se destacar visualmente e se destacar da concorrência, os clientes terão mais chances de se lembrar de você. Se destacar da concorrência no WhatsApp é de suma importância, pois o seu público é constantemente bombardeados com mensagens e atualizações de status de diversas marcas. Saiba que uma identidade visual única pode ajudá-lo a chamar a atenção de forma eficaz e consequentemente se destacar da grande maioria.

  • Compreensão do produto: Qual é o seu produto? Por que ele é diferente? Quais são os propósitos? Estes questionamentos são fundamentais para potencializar os resultados no mercado. Porém, com uma identidade visual bem pensada, isso não se limita apenas a logotipos e cores, mas também à forma como você apresenta seus produtos ou serviços visualmente. Imagens e vídeos bem projetados podem facilitar a compreensão do que você está oferecendo. 

Podemos entender que uma identidade visual impactante é uma parte crucial da estratégia de marketing no WhatsApp. Ter isso alinhado com as suas estratégias é fundamental visando o médio e longo prazo do seu negócio. É importante considerar um profissional ou uma agência de identidade visual qualificada para realizar o projeto. Afinal, é um investimento que irá impactar diretamente na percepção do seu usuário.

Como divulgar um produto no status do WhatsApp: 7 dicas essenciais para potencializar o seu negócio

como divulgar um produto no status do whatsapp
Foto: Unsplash – Mourizal Zativa

Agora que você já está por dentro sobre a relevância do marketing digital e da importância de se posicionar estrategicamente, é hora de conhecer sete dicas de ouro sobre como divulgar um produto no status do WhatsApp. Vale sempre reforçar que não existe o melhor ou pior método. A constância e a vontade de fazer acontecer é o que irá elevar o seu negócio. Portanto, tire as ideias do papel e aplique na sua empresa.

  1. Storytelling: Em vez de simplesmente mostrar uma imagem de um produto, use o Status para contar uma história relacionada a ele. Conte como o produto resolve um problema, atende a uma necessidade ou melhora a vida das pessoas. O storytelling cativante cria uma conexão emocional com seus clientes e os incentiva a interagir, fazendo perguntas ou dando feedback. Entenda melhor sobre a importância do Storytelling no artigo da Resultados Digitais.

  2. Promoções limitadas: Crie um senso de urgência compartilhando promoções exclusivas no Status, mas com uma data de validade curta. As promoções de tempo limitado incentivam os clientes a agirem imediatamente, temendo perder a oportunidade. Isso pode aumentar significativamente as taxas de conversão. Ser criativo e despertar o desejo do seu público é essencial para qualquer estratégia de comunicação e marketing.

  3. Conteúdo em vídeo: O vídeo é uma das formas mais envolventes de conteúdo. Crie vídeos curtos e cativantes que destaquem os benefícios do seu produto. Você pode mostrar como usar o produto, demonstrar seus recursos ou até mesmo compartilhar histórias de clientes satisfeitos. Os vídeos no Status são altamente visíveis, atraentes e estão cada dia mais em alta dentro do WhatsApp ou em qualquer outra plataforma de mensagens.

  4. Enquetes: Use recursos interativos, como enquetes, para envolver seus clientes. Pergunte sobre preferências, necessidades ou feedback sobre produtos. O engajamento é também uma forma inteligente de conseguir impulsionar suas vendas, além de fornecer informações valiosas para melhorar sua oferta.

  5. Avaliações: Os testemunhos e avaliações são uma das maneiras mais clássicas e eficazes para construir confiança. Compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos no Status. Essas histórias reais de sucesso podem convencer outros clientes a adquirirem seus produtos.

  6. Bastidores: O seu WhatsApp precisa ser humanizado! É isso que irá gerar notoriedade a médio e longo prazo. Apresente a equipe por trás do produto, o processo de produção e os valores da empresa. Enfatizar os bastidores do seu negócio cria transparência e consequentemente irá elevar a tomada de decisão do seu cliente, construindo uma conexão mais profunda com seus clientes.

  7. Eventos e webinars: Anuncie eventos e webinars relacionados ao seu produto no Status. Se você está organizando um lançamento, uma sessão de perguntas e respostas ao vivo ou um webinar educacional, compartilhe esses eventos para atrair clientes interessados em aprender mais. Essas atividades também demonstram seu compromisso em fornecer informações valiosas.

Essas dicas exclusivas não apenas tornam sua estratégia de divulgação no Status mais atraente, mas também estimulam a interação e o envolvimento dos clientes. Lembre-se que o engajamento é também uma forma estratégica para impulsionar o seu negócio no mercado. Uma marca sem engajamento será apenas mais uma em meio à vasta concorrência. Seja sempre crítico e criativo para potencializar o engajamento no seu WhatsApp. 

Dependendo do seu nicho de mercado, as estratégias podem ser mais rápidas ou mais demoradas. Não existe o certo e errado. Cada segmento tem um comportamento específico. Ser paciente é a chave para qualquer estratégia de comunicação e marketing. Entenda melhor sobre quanto tempo demora para ter resultados no marketing digital.

A importância da jornada de compra do cliente

como divulgar um produto no status do whatsapp
Foto: Unsplash – Dimitri Karastelev

Muitos empreendedores desistem fácil do marketing digital pelo simples fato de não compreender a relevância da jornada de compra do seu potencial cliente. — E sim, este item é fundamental para quem está embarcado nesta jornada. Afinal, o cliente é o norteador que irá movimentar o seu negócio.

Não tem como divulgar um produto no status do WhatsApp sem ter entendimento da jornada de compra do seu cliente e como isso irá impactar as suas futuras campanhas publicitárias.

Ao entender a jornada de compra do cliente, você adquire insights mais precisos sobre as motivações, preocupações e desafios que seus clientes enfrentam em cada estágio. Essa ação é importante, pois, você pode criar mensagens e conteúdo direcionados, que ressoam com as necessidades do cliente em tempo real. Lembre-se que a abordagem deve ser sempre altamente eficaz, pois mostra que você compreende o cliente, o que ajuda a estabelecer confiança e credibilidade.

Como vimos anteriormente, a conversão é o que irá movimentar também o seu empreendimento. E podemos entender que não há conversão sem ter um público devidamente selecionado. Se você sabe que um cliente está na fase de consideração, pode fornecer informações detalhadas sobre como seu produto resolve problemas específicos. Isso aumenta as chances de conversão, pois você está fornecendo exatamente o que o cliente precisa naquele momento.

A fidelização do cliente é também importante, pois manter uma campanha no ar a todo momento, pode custar caro dependendo do tamanho da sua empresa e da verba disponível. Por isso, você deve se preocupar em fidelizar o seu público. Ao entender o que os clientes precisam após a compra, você pode fornecer suporte, informações adicionais e atualizações que os mantêm satisfeitos e engajados.

Compreender a jornada de compra do cliente é importante para qualquer tipo de comunicação estratégica nas mídias digitais, ainda mais para vender pelo Status do WhatsApp. A partir do momento que você tem um conhecimento profundo das necessidades e comportamentos do cliente em cada estágio da jornada, você conseguirá personalizar suas mensagens e aumentar as taxas de conversão.  Ao utilizar esse conhecimento, você se torna mais do que um vendedor; torna-se um parceiro que está atento às necessidades de seus clientes em cada passo do caminho.

Conclusão

como divulgar um produto no status do whatsapp
Foto: Unsplash – Christian Wiediger

Podemos concluir que não existe uma fórmula pronta sobre como divulgar um produto no status do WhatsApp. Seguir as sete dicas explicadas acima, são essenciais, mas não são as únicas que irão elevar de uma hora para outra os seus resultados. Você precisa ir além, precisa pensar fora da caixa, entender a sua audiência e também a sua concorrência. Quanto mais recursos você tiver, mais resultados efetivos terá. #FicaaDica.

Em resumo, o WhatsApp é muito mais do que um aplicativo de mensagens. É uma ferramenta versátil para construir relacionamentos, criar conscientização sobre sua marca e impulsionar as vendas. A identidade visual impactante, a entrega de conteúdo valioso e a compreensão da jornada do cliente são os pilares para o sucesso nesta plataforma.

Vale salientar que o marketing digital e o WhatsApp estão em constante evolução. Portanto, não se limite ao básico! O sucesso requer adaptação contínua às mudanças na plataforma e às preferências dos consumidores. Mantenha-se atualizado, teste diferentes abordagens e esteja preparado para colher os frutos de um marketing eficaz no WhatsApp.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de ficar ligado em nosso site! Diariamente, postamos conteúdos relacionados a Tecnologia e Marketing Digital. Trazemos dicas e insights essenciais para elevar a sua produtividade. Assine a nossa Newsletter e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro sobre o que há de melhor e mais moderno nessas áreas. É rápido e grátis. 🙂

Últimos Posts

Categorias

Últimas Postagens

Stories Mais Vistos

Receba Newsletter

Insira o seu e-mail e receba dicas, novidades e informações sobre Tecnologia e Marketing Digital.

Redes Sociais